Logo Folha de Pernambuco
EUA

'Torre, viu isso'? Áudios de pilotos com controladores detalham momento do acidente em Washington

Controladores de tráfego aéreo ficaram surpresos ao ver voo da American Airlines com 64 pessoas a bordo colidindo com helicóptero militar em treinamento

Parte dos destroços é vista enquanto barcos de resgate vasculham as águas do Rio Potomac depois que um avião que se aproximava do Aeroporto Nacional Reagan caiu no rio Potomac nos arredores de WashingtonParte dos destroços é vista enquanto barcos de resgate vasculham as águas do Rio Potomac depois que um avião que se aproximava do Aeroporto Nacional Reagan caiu no rio Potomac nos arredores de Washington - Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Um áudio da torre de controle revelou os momentos de confusão que ocorreram no acidente entre um helicóptero militar e um avião da American Airlines durante a noite desta quarta-feira, em Washington, Estados Unidos.

O voo 5342 da American Eagle , subsidiária da American Airlines, tentava pousar no aeroporto Ronald Reagan. No entanto, como foi capturado em vídeo, colidiu abruptamente com um helicóptero militar Black Hawk.

Havia 60 passageiros e quatro tripulantes no avião comercial, enquanto três soldados estavam no helicóptero.

Desde que a fatalidade foi conhecida, as autoridades foram enviadas ao Rio Potomac para recuperar os corpos das vítimas. Até agora nenhum sobrevivente foi encontrado.

Um áudio gravado pela plataforma especializada LiveATC.net, e divulgado pela CNN, retratou os momentos de confusão entre os controladores de tráfego aéreo e os pilotos das demais aeronaves que se aproximavam do aeroporto.

Antes da colisão, a torre de controle entrou em contato com o helicóptero militar que fazia treino noturno (indicativo PAT25) para perguntar se avistou o CRJ — avião americano Bombardier CRJ700.

— PAT 2-5, você tem o CRJ à vista? — questiona o controlador. — PAT 2-5, passe atrás do CRJ.

— PAT 2-5 tem aeronave à vista, solicite separação visual — responde o piloto militar.

— Ah... — diz a torre de controle, ao perceber o acidente, e não conseguir mais contato com o helicóptero.

Após se surpreender ao ver a colisão, ele informou aos demais aviões o que estava acontecendo.

— Torre, você viu isso? — diz o piloto de outro avião, momentos após o acidente.

— Sim, nós vimos... — responde a torre de controle.

— Não sei se você viu o que aconteceu, mas houve um acidente no final de aproximação da pista 3-3 . Vamos suspender as operações por tempo indeterminado caso queiram voltar ao portão. Eu recomendo fortemente que você coordene com suas companhias aéreas. Diga-me o que você quer fazer — comunica um controlador da torre.

— Sim, estávamos em uma aproximação final curta e vimos sinalizadores do lado oposto do Potomac — responde o piloto de outro avião.

— Aparentemente as duas aeronaves envolvidas estão no rio, será realizada busca e resgate — finaliza, a torre de controle.

No meio da comunicação, os controladores de tráfego aéreo iniciaram imediatamente ações para desviar os aviões para outros aeroportos e manter em solo aqueles que pretendiam decolar.

— Os dois aparelhos estão na água — declara a prefeita da capital, Muriel Bowser, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira.

"O voo 5342 da American Eagle, em rota de Wichita, Kansas (ICT), para Washington (...) sofreu um acidente" com "60 passageiros e quatro tripulantes a bordo", comunica a American Airlines.

O chefe dos bombeiros de Washington, John Donnelly, disse em entrevista coletiva que “as condições são extremamente difíceis para as equipes de resgate” devido ao “frio”, ao “vento forte” e ao “gelo” no rio.

Veja também

Newsletter