Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Trabalhadores de saúde de todos os estabelecimentos começam a ser vacinados no Recife

Nesta quinta-feira (22), PCR deu início ao processo de vacinação para dentistas, fisioterapeutas e profissionais das demais áreas de saúde

Profissionais de diversas áreas da saúde começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (22), no RecifeProfissionais de diversas áreas da saúde começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (22), no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife segue vacinando a população contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (22), foi a vez de dentistas, fisioterapeutas e todos os trabalhadores de saúde que atuam em estabelecimentos localizados na cidade começarem a ser imunizados.

A vacinação pode ser agendada através do Conecta Recife (site ou aplicativo). 

A médica ginecologista Natália Pimentel optou pelo sistema de drive-thru para receber a vacina, em um supermercado da Zona Norte da capital pernambucana. Ela mostrou o alívio por ser contemplada com a primeira dose.

“Trabalhamos diariamente com pacientes e não tem como não tocar neles. Essa vacina dá um pouco mais de segurança por mais que tenhamos todos os cuidados. A gente respira um pouco melhor porque o medo às vezes nos trava, vamos conseguir levar ele com um pouco mais de tranquilidade. Vamos conseguir trabalhar melhor e com mais conforto para os pacientes", falou a recifense de 41 anos.

Médica ginecologista, Natália Pimentel recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta (22)

Médica ginecologista Natália Pimentel recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

Já para a cirurgiã dentista Mariana Gama, o sentimento é de segurança. Aos 32 anos, ela trabalha diariamente com um público que necessita retirar a máscara para ser atendido.

"Estávamos ansiosos, a nossa classe estava preoupada. Trabalhamos diretamente com um público sem máscara, temos um contato físico bem íntimo com o paciente. Estávamos aguardando há bastante tempo, mas agora estou bem mais tranquila, mais segura para trabalhar", relatou. 

Mariana Gama foi outra contemplada com a vacina

Mariana Gama, cirurgiã dentista, também foi contemplada com a vacina. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

A capital pernambucana tem 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, que continuam funcionando normalmente. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Até agora, mais de 412 mil doses já foram aplicadas no Recife, o que representa mais de 272 mil pessoas vacinadas. Desse total, mais de 139 mil pessoas já concluíram o esquema vacinal, tendo recebido as duas doses.

A vacinação está disponível também para os idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica, além de outros profissionais da linha de frente e funcionários do sistema funerário.

Como agendar
O agendamento para a imunização deste grupo prioritário pode ser feito no aplicativo Conecta Recife e site Minha Vacina.

Salas de vacinação
As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter