reino unido

Trabalhista David Lammy, novo chefe da diplomacia britânica

Lammy defende o direito à autodeterminação dos habitantes das Ilhas Malvinas, território do Atlântico Sul, cuja soberania é reclamada pela Argentina

David LammyDavid Lammy - Foto: davidlammy.co.uk

O novo primeiro-ministro trabalhista, Keir Starmer, nomeou nesta sexta-feira (5) o legislador do seu partido, David Lammy, cujos antepassados foram escravizados na Guiana, para chefiar a diplomacia britânica.

Lammy, 51 anos, amigo do ex-presidente dos EUA Barack Obama, chefiará o Ministério das Relações Exteriores nos próximos cinco anos.

"Levarei muito a sério a responsabilidade de ser o primeiro-ministro das Relações Exteriores descendente do tráfico de escravos", disse em um discurso recente.

Lammy defende o direito à autodeterminação dos habitantes das Ilhas Malvinas, território do Atlântico Sul (chamadas Falkland pelos britânicos), cuja soberania é reclamada pela Argentina, como escreveu no X em 2 de abril de 2022.

"Completam-se 40 anos do início da guerra das Falkland. Recordamos todos aqueles que serviram e que fizeram o máximo sacrifício em pró da liberdade. Seguimos firmes em nosso compromisso com seus habitantes e seu direito à autodeterminação", escreveu, em referência ao conflito bélico que colocou os dois países frente a frente

Veja também

Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata
discordâncias

Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata

Melania Trump defende direito ao aborto em sua autobiografia
eua

Melania Trump defende direito ao aborto em sua autobiografia

Newsletter