Logo Folha de Pernambuco

Baile Municipal

Tradição e pertencimento: Baile Municipal do Recife chega à 58ª edição neste sábado (3)

A maior prévia carnavalesca da Capital pernambucana existe desde 1961 e resiste com a presença do povo na festa

Baile Municipal do Recife será realizado no Classic HallBaile Municipal do Recife será realizado no Classic Hall - Foto: Júnior Soares/ Folha de Pernambuco

Presente no Carnaval da cidade desde 1961, o Baile Municipal do Recife chega a 58ª edição neste sábado (3), no Classic Hall. A maior e mais tradicional prévia da Capital pernambucana carrega uma história de colocar o povo como protagonista da noite de gala e acompanhar as transformações culturais da Festa de Momo. 

Nos dois primeiros anos, o Baile Municipal do Recife aconteceu no Clube Internacional. Depois se transferiu para o Clube Português onde ficou até os anos 2000, quando passou para o Classic Hall. 

Essa mudança para o Classic Hall acompanhou a transformação do Baile Municipal, que passou a ter uma presença mais ativa do povo. A princípio, a festa tinha restrições com as mulheres permitidas para entrar de vestido longo ou fantasia e os homens de smoking ou fantasia. 

Festa para o povo 

De acordo com Albemar Araújo, chefe da Divisão de Memória Social e Manifestações Culturais da Prefeitura do Recife, o baile representava no seu início o glamour da sociedade. O povo começou a ser protagonista ao longo dos anos. 

"Quando o baile vai para o Classic Hall, ele perde um pouco desse glamour, porém atinge mais a massa e chega mais junto do povo. Isso foi positivo porque um baile que é do município tinha que ser para o povo. As pessoas tomaram a liberdade de ir a uma festa que é delas na maneira que se sentem melhor", ressalta Albemar. 

A cidade do Recife é uma das poucas capitais brasileiras que ainda mantém a tradição de realizar anualmente o Baile Municipal antes do Carnaval. Algumas cidades começaram depois e já deixaram de fazer. "É o Baile Municipal que dá a abertura para o Carnaval do Recife. A gente sabe se o Carnaval vai ser bom depois do baile", diz o especialista. 

63 anos presente no Carnaval e na cultura recifense, é importante manter o legado do Baile Municipal vivo. Albemar Araújo acredita que as ações tomadas nos últimos estão no caminho certo para manter a tradição. 

"A cada ano se corrige aquilo que foi prejudicial no ano anterior e se mantém aquilo que deu certo. Então para manter isso vivo ele tem que se manter como é: livre e dedicado ao povo. Que o baile acompanhe o desenvolvimento da cultura, que não é estática. Um baile em 1961 só tocava frevo ou samba e hoje tem outros ritmos na festa e as pessoas dançam", analisou. 

Baile Municipal 2024

A edição de 2024 do Baile Municipal do Recife terá como tema: "Quem comanda a festa são elas". Isso pelo fato da maioria das apresentações ser compostas por artistas mulheres. 

Lia de Itamaracá, que é uma das homenageadas do Carnaval do Recife, vai abrir a festa com a presença de mais de 20 cantoras. Entre os destaques do cenário nacional, estão Iza, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, além das artistas locais Nena Queiroga, Michele Melo e Nega do Babado. 

Marcelo Canuto, presidente Fundação de Cultura Cidade do Recife, revelou as expectativas para a festa. "A Prefeitura do Recife promove mais um baile municipal, talvez o mais tradicional do ciclo carnavalesco. Começa com a cultura popular e as nossas agremiações, além de contar com uma série de grandes artistas locais e nacionais. Mais uma vez será uma grande noite e uma celebração da música recifense, pernambucana e brasileira". 

Os ingressos custaram o mesmo preço do ano passado: R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas). A compra online pelo site da bilheteria digital pode ser feita até o dia da festa- além dos pontos físicos do serviço, nas lojas Esposende dos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna. 

Confira todas as atrações:

Iza, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Uana, Flaira Ferro, Gerlane Lopes, Joyce Alane, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Isadora Melo, Heloá, Gizelle Dias, Ylana, Isaar, Larissa Lisboa; com Spok Frevo Orquestra

Nega do Babado e Michele Melo; com Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

Coral Edgard Moraes; com Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir.

Esquema de trânsito

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) divulgou nesta sexta-feira (2) o esquema especial de monitoramento de tráfego para o entorno do Classic Hall, na Avenida Governador Agamenon Magalhães, em virtude do Baile Municipal do Recife. 

O evento será realizado neste sábado (3) e a operação da CTTU vai funcionar a partir das 15h do dia da festa até às 6h do domingo (4). Ao todo, 40 agentes de trânsito estarão no local para promover a segurança viária.

Os condutores devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. O veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter