Logo Folha de Pernambuco

narcotráfico

Traficante mexicano "Mayo" Zambada pode ser condenado à pena de morte

Uma nova audiência foi marcada para 15 de janeiro

O cofundador do Cartel de Sinaloa, o mexicano Ismael "Mayo" ZambadaO cofundador do Cartel de Sinaloa, o mexicano Ismael "Mayo" Zambada - Foto: HANDOUTUS State Department/US Immigration and Customs Enforcement/AFP

O cofundador do Cartel de Sinaloa, o mexicano Ismael “Mayo” Zambada, pode ser condenado à pena de morte nos Estados Unidos depois de ter sido preso em solo americano, embora caiba às máximas autoridades judiciais decidir se a autorizarão, anunciou nesta sexta-feira (18) o tribunal que julga seu caso.

Zambada compareceu nesta sexta-feira perante o juiz Brian Cogan, que julga o seu caso no Tribunal Federal Leste do Brooklyn.

Uma nova audiência foi marcada para 15 de janeiro.

O procurador-geral Merrick Garland terá que decidir se permitirá que um dos traficantes de drogas mais antigos e mais procurados nos Estados Unidos antes de ser preso em solo americano em 25 de julho seja elegível para a pena de morte.

Pouco depois de assumir o cargo em 2021, Garland declarou uma moratória nas execuções federais, em contraste com seu antecessor sob o governo de Donald Trump, que realizou doze delas em seis meses.

Ele só alterou essa moratória no início deste ano com o jovem supremacista branco que, em 14 de maio de 2022, matou 10 pessoas negras em um supermercado em Buffalo (norte de Nova York).

Veja também

Presos suspeitos de desviar recursos destinados a vítimas de enchentes
INVESTIGAÇÃO

Presos suspeitos de desviar recursos destinados a vítimas de enchentes

Erdogan pede embargo para armas destinadas a Israel
presidente da Turquia

Erdogan pede embargo para armas destinadas a Israel

Newsletter