justiça

Tragédias: audiência na OEA ouve vítimas de grandes tragédias ocorridas no Brasil

Rompimento de barragens e incêndio na Boate Kiss estão entre as tragédias abordadas

Familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho Familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho  - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), ouve nesta sexta-feira (12) vítimas de diversas tragédias que ocorreram nos últimos anos no Brasil e que não resultaram em nenhuma responsabilização no âmbito criminal.

Eles irão depor em audiência que discutirá se o Estado brasileiro, considerando a falta de resposta judicial, tem envolvimento nas violações de direitos humanos causadas por atividades comerciais.

Os depoimentos terão início às 15h e serão transmitidos pelo canal da comissão na plataforma Youtube. A audiência terá, ao todo, uma hora e meia de duração, e representantes do Estado brasileiro também poderão fazer uso da palavra.

Entre os participantes, vão se pronunciar vítimas das duas grandes tragédias da mineração que geraram comoção no país. Em 2015, uma barragem da mineradora Samarco, situada na zona rural de Mariana (MG), se rompeu, causando 19 mortes e gerando impactos socioambientais em dezenas de municípios mineiros e capixabas na Bacia do Rio Doce.

A maioria dos denunciados obteve decisões favoráveis que lhe retiraram a condição de réu e os poucos que ainda figuram no processo criminal após oito anos não respondem mais por homicídio.

Outra barragem se rompeu em 2019 na cidade de Brumadinho (MG), causando a perda de 272 vidas. Tendo em vista que a maioria das vítimas trabalhavam na mina onde ocorreu o colapso, o episódio se tornou o maior acidente trabalhista do país.

A estrutura pertencia à Vale, mineradora que também estava envolvida na tragédia de 2015. Ela é uma das duas acionistas da Samarco, ao lado da anglo-australiana BHP Billiton. As famílias dos atingidos vêm protestando contra o habeas corpus concedido recentemente ao ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, que o livrou do processo criminal.

Veja também

Greve de aeronautas afeta mais de 30 mil passageiros na Argentina
aviação

Greve de aeronautas afeta mais de 30 mil passageiros na Argentina

Tufão Yagi castiga Mianmar, que tem evacuações em massa
METEOROLOGIA

Tufão Yagi castiga Mianmar, que tem evacuações em massa

Newsletter