Marco Zero

Trânsito, duração e mais: saiba tudo sobre a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Marco Zero

Demonstração faz parte do circuito em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil

Fumaça chegou ao Recife na quarta-feira (31)Fumaça chegou ao Recife na quarta-feira (31) - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Depois de quatro anos, a Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife para uma apresentação especial no Marco Zero, nesta quinta-feira (1º). A demonstração, que faz parte do circuito em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, tem início previsto para 16h e deverá durar cerca de 30 a 35 minutos.

Os pilotos chegaram ao Recife na quarta-feira (30) e ainda fizeram uma apresentação em Caruaru, no Agreste do Estado. A recomendação para quem for ao Marco Zero assistir às acrobacias é de chegar cedo, uma vez que o trânsito do Bairro do Recife terá alterações.

O esquema especial montado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá vigorar das 14h às 17h30 e prevê o bloqueio de pontes e avenidas.

Motoristas que estiverem no Cais de Santa Rita serão desviados para a avenida Martins de Barros. A Ponte Giratória e a avenida Alfredo Lisboa serão bloqueadas em direção ao Marco Zero. 

Haverá bloqueio também na rua Vigário Tenório, no trecho entre a rua Dona Maria César e a avenida Alfredo Lisboa. 

Agentes e orientadores de trânsito da CTTU estarão no local para auxiliar na mobilidade.



 

Manobras
Os presentes no Marco Zero assistirão a um show com cerca de 50 manobras em aproximadamente 30 minutos. 

As sete aeronaves A-29 Super Tucano se revezam na frente do público e, durante a demonstração, um locutor narra as acrobacias. 

"É um evento para toda a família, é muito bacana. A gente pede para o pessoal chegar cedo porque costuma dar muito trânsito e levar boné e protetor", disse o major Natalício, um dos pilotos da Fumaça.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Última apresentação
Em 2018, no dia 16 de julho, feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, a Esquadrilha da Fumaça fez sua última apresentação no Recife.

Cerca de 40 mil pessoas foram ao Marco Zero assistir à demonstração - na ocasião, em homenagem ao patrono da Aeronáutica, Santos Dumont.

Apresentação reuniu milhares de pessoas no Recife em 2018 (Foto: Tenente Marcus Lemos)

Circuito
A apresentação no Recife é uma das programadas no circuito em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil. Além do Recife, a Esquadrilha já se apresentou em Salvador, Teresina, Fortaleza e Natal.

Nos próximos dias, a Fumaça segue para Palmas (dia 3), Brasília e Rio de Janeiro (dia 7) e Aparecida de Goiânia (dia 9).

História
A Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952 e com 70 anos completados em 2022, é formada por um grupo de militares oficiais e graduados. O grupo já realizou cerca de 4 mil demonstrações no Brasil e em mais de 20 países. 

Toda apresentação conta com sete aeronaves e cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter