Logo Folha de Pernambuco

EUROPA

Trem de alta velocidade passa a conectar Paris e Berlim pela primeira vez

A UE deseja dobrar o tráfego ferroviário de alta velocidade no continente até 2030 e triplicá-lo até 2050 para cumprir seus compromissos com as mudanças climáticas

Inauguração de um serviço ferroviário direto de alta velocidade que liga Berlim a Paris, na estação principal de BerlimInauguração de um serviço ferroviário direto de alta velocidade que liga Berlim a Paris, na estação principal de Berlim - Foto: Tobias Schwarz/AFP

Um trem de alta velocidade passou a conectar,a partir desta segunda-feira (16), Paris e Berlim, duas das grandes capitais da União Europeia, que busca desenvolver esse transporte mais sustentável ante a onipresença das conexões aéreas.

A nova rota foi inaugurada com a saída nesta segunda-feira de um primeiro trem de Paris às 09h55. O trem deve chegar a Berlim às 18h03.

Também está previsto um trem da capital alemã às 11h45, que deverá chegar à capital francesa às 19h54.

A conexão acontece com os ICE, os trens de alta velocidade alemães, e não os TGV franceses. Os trens também viajarão até Estrasburgo, na França, assim como Karlsruhe e Frankfurt na Alemanha.

A UE deseja dobrar o tráfego ferroviário de alta velocidade no continente até 2030 e triplicá-lo até 2050 para cumprir seus compromissos com as mudanças climáticas.

Isso significa adicionar “20.000 km de linhas de alta velocidade” até 2050 no continente, que atualmente tem 11.300 km, disse Michael Peterson, chefe de serviços de longa distância da Deutsche Bahn (DB), em setembro.

Mas, para atingir esse objetivo, o continente terá que enfrentar grandes projetos, como a padronização do sistema de sinalização.

As tarifas para a rota dependerão da ocupação do trem, mas começarão em 59,99 euros (379 reais) para a segunda classe e 69,99 euros (443 reais) para a primeira classe.

Veja também

Venezuela liberta mais de 500 pessoas detidas em protestos no país após contestada vitória de Maduro
Venezuela

Venezuela liberta mais de 500 pessoas detidas em protestos no país após contestada vitória de Maduro

UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites
SATÉLITES

UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites

Newsletter