Pernambuco

Tremores de terra são registrados em Moreno e Agrestina

Eventos sísmicos notificados ficaram abaixo de 2 graus na escala Richter

Moreno, na Região Metropolitana do RecifeMoreno, na Região Metropolitana do Recife - Foto: Divulgação

Duas cidades de Pernambuco registraram tremores de terra, nessa terça-feira (21), segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). 

Na madrugada, a terra tremeu em Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o laboratório, o evento sísmico foi notificado à 0h27 e teve magnitude preliminar calculada em 1.7 mR.

Já no início da tarde, às 13h04, o segundo tremor foi registrado em Agrestina, no Agreste de Pernambuco. A magnitude preliminar foi também de 1.7 mR. 

Com esse novo tremor, Agrestina chega a quatro registrados apenas este mês, segundo o LabSis/UFRN. Antes, foram registrados eventos em 9 de setembro (2.3 mR); 10 de setembro (1.7 mR); e 12 de setembro (1.8 mR).

O LabSis/UFRN não recebeu informações sobre moradores que tenham sentido os tremores registrados no Estado na terça-feira.

O laboratório também informou que segue monitorando e divulgando atividades sísmicas em todo o Nordeste do Brasil.

Escala Richter
A Escala Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. 

A numeração representa a energia sísmica liberada durante tremores de terra e se baseia em registros sismográficos.

A escala aumenta de forma logarítimica, de maneira que cada ponto de aumento significa um aumento 10 vezes maior. Dessa forma, um sismo de magnitude 4 é 100 vezes maior que um de 2. 

No entanto, é importante salientar que o que aumenta é a amplitude das ondas sismográficas e não a energia liberada. Em termos gerais, a energia de um terremoto aumentaria um fator 33 para cada grau de magnitude, ou aproximadamente 1000 vezes a cada duas unidades.

A escala Richter é uma escala infinita ou aberta, podendo inclusive apresentar números negativos. No entanto, as forças naturais envolvidas limitam o topo da escala em aproximadamente 10. Teoricamente, não existe energia em um terremoto capaz de superar esta marca.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter