Logo Folha de Pernambuco

Cinco estrelas

Três cursos da UFPE conquistam avaliação máxima no Guia da Faculdade 2021

Outros 60 cursos da UFPE ficaram com quatro estrelas (muito bom), e 15 cursos receberam três estrelas (bom)

Campus Recife da UFPECampus Recife da UFPE - Foto: Divulgação/UFPE

Três cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram a mais alta avaliação na análise realizada pelo Guia da Faculdade 2021, do jornal O Estado de São Paulo e da startup da área educacional Quero Educação. Foram avaliadas instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Os três cursos da UFPE que receberam cinco estrelas (excelente) foram Bacharelado em Física e Sistemas de Informação, do Campus Recife; e Comunicação Social, do Campus Caruaru. Outros 60 cursos da UFPE ficaram com quatro estrelas (muito bom), e 15 cursos receberam três estrelas (bom).

De acordo com o coordenador da graduação em Física da UFPE, Bruno Carneiro da Cunha, o resultado era esperado devido à inserção internacional do curso.

"Temos rotineiramente egressos aprovados em cursos de doutorado nas melhores universidades do mundo, além de termos um dos melhores programas de pós-graduação do país. Então, com a divulgação do resultado da avaliação, só posso dizer que nada mais é que a justiça sendo feita", comentou Bruno.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Nesse processo, a equipe do guia colhe a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior e que se cadastraram para atuar como avaliadores. Trata-se de um trabalho voluntário, sem remuneração, e cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

O resultado numérico de 2021 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

Veja também

Dez membros da mesma família morrem em acidente aéreo em Gramado
Trágédia

Dez membros da mesma família morrem em acidente aéreo em Gramado

Paulista: dívida de R$ 25 milhões com empresa pode deixar cidade sem coleta de lixo no fim de ano
GRANDE RECIFE

Paulista: dívida de R$ 25 milhões com empresa pode deixar cidade sem coleta de lixo no fim de ano

Newsletter