Três foguetes são disparados contra a embaixada dos Estados Unidos no Iraque
Alarmes foram ativados e foram ouvidos 'ruídos de prováveis impactos' nas proximidades
Pelo menos três foguetes foram lançados nesta sexta-feira (8) contra a embaixada dos Estados Unidos na Zona Verde de Bagdá, mas caíram fora deste bairro ultraprotegido que abriga instituições governamentais e missões diplomáticas iraquianas, informou um oficial de segurança.
Um responsável militar norte-americano confirmou à AFP que os alarmes foram ativados e foram ouvidos “ruídos de prováveis impactos” nas proximidades da embaixada e da base Union III, que abriga tropas da coligação internacional anti-jihadista liderada por Washington.
Leia também
• Reino Unido e EUA acusam Rússia de espionagem cibernética contra políticos
• México e EUA concordam em cooperar no controle de investimentos estrangeiros
• Primeiro-ministro do Iraque rejeita renúncia de três ministros
Esta fonte disse que aguardavam “informações oficiais sobre a natureza do ataque”. Desde o fim da trégua entre Israel e o grupo palestiniano Hamas, em 1 de Dezembro, em Gaza, grupos armados pró-Irão retomaram os seus ataques contra soldados norte-americanos e as forças da coligação internacional anti-jihadista no Iraque e na Síria.
Estas facções justificam os seus ataques com o apoio dos Estados Unidos a Israel na sua guerra em Gaza. A maior parte destes ataques são reivindicados pela “Resistência Islâmica no Iraque”, uma nebulosa de grupos armados afiliados ao Hashd al Shaabi, uma coligação de antigos paramilitares integrados nas forças regulares.