Logo Folha de Pernambuco

França

Três policiais franceses são denunciados por morte de homem em distúrbios

Os agentes denunciados serão mantidos sob controle judicial, sendo proibidos de fazer contato com as partes civis do caso

Quarenta carros foram incendiados durante protesto por morte de adolescente, na França Quarenta carros foram incendiados durante protesto por morte de adolescente, na França  - Foto: Zakaria Abdelkafi / AFP

Três policiais de uma unidade de elite francesa foram denunciados, nesta quinta-feira (10), pela morte de um homem de 27 anos durante os distúrbios que sacudiram o país no fim de junho e começo de julho, informou o Ministério Público francês.

Os três agentes terão que responder por homicídio culposo pelo "uso de violência com armas".

No começo de julho, quando o centro de Marselha era palco de depredações e saques, Mohamed Bendriss, pai de um menino e com a esposa grávida do segundo filho do casal, morreu ao se sentir mal, enquanto circulava de motocicleta nesta cidade do sul da França.

A autópsia indicou uma marca no peito, que correspondia ao impacto de uma bala de borracha, usada pelas forças de segurança na França, conhecida popularmente como LBD ou "flash-ball".

Os policiais denunciados serão mantidos sob controle judicial, sendo proibidos de fazer contato com as partes civis do caso e de "participar, no âmbito de sua atividade profissional, de intervenções relacionadas com violência urbana e grandes eventos na via pública".

Os incidentes que chocaram a França se seguiram à morte de Nahel, um adolescente de 17 anos, atingido por um tiro à queima-roupa disparado por um policial durante uma blitz em 27 de junho, nos arredores de Paris.

Veja também

Newsletter