Três semanas após eleição dos EUA, Pensilvânia oficializa vitória de Biden no estado
Na segunda (23) todos os condados do estado já tinham enviado para o governo estadual suas contagens finais
A Pensilvânia oficializou nesta terça-feira (24) a vitória de Joe Biden no estado na eleição presidencial dos Estados Unidos deste ano -que aconteceu há três semanas, no dia 3. O governador Tom Wolf, que é democrata, anunciou em uma rede social que assinou os documentos que certificam o resultado do pleito.
Na segunda (23) todos os condados do estado já tinham enviado para o governo estadual suas contagens finais, como previsto em lei.
O placar final aponta 50% dos votos para a chapa formada por Biden e por sua vice, Kamala Harris, contra 48,8% da dupla republicana, formada pelo presidente Donald Trump e seu vice, Mike Pence.
Leia também
• Bolsonaro completa 15 dias sem reconhecer vitória de Biden nas eleições presidenciais dos EUA
• Biden pede doações após Trump bloquear recursos para transição
• Geórgia certifica Joe Biden como vencedor no estado nas eleições
Com o resultado confirmado, Biden -que nasceu na Pensilvânia- terá direito oficialmente aos 20 delegados do estado no Colégio Eleitoral, nome dado ao sistema indireto que define o presidente dos EUA.
A vitória de Biden contra Trump na corrida presencial, aliás, só foi confirmada quando a imprensa americana projetou no último dia 7 que democrata tinha vencido no estado -isso fez ele superar os 270 votos necessários para ser eleito pelo Colégio Eleitoral.
Desde então, o republicano ingressou com uma série de ações judiciais para tentar reverter o resultado na Pensilvânia, mas as tentativas não prosperaram. No sábado (21), um juiz federal indeferiu o pedido de uma ação movida pela campanha de Trump para que milhões de votos enviados por correio fossem desconsiderados no estado.