Logo Folha de Pernambuco

crime

Três suecos suspeitos de recrutarem menores online para cometer crimes são presos na Espanha

Eles dirigiram "uma célula criminosa" na internet, informou a Europol

Bandeira da EspanhaBandeira da Espanha - Foto: Pixabay

Três suecos suspeitos de recrutar adolescentes nas redes sociais para cometer crimes na Suécia foram presos nesta quarta-feira (6) em Alicante, no sudeste da Espanha, anunciaram a Europol e o Ministério Público sueco.

“Esta detenção ocorreu após uma cooperação entre as autoridades suecas, dinamarquesas e espanholas, assim como a Europol e a Eurojust”, as agências da União Europeia para cooperação policial e judicial, precisou o MP em um comunicado.

Os três indivíduos são suspeitos de tentativa de homicídio e de violar a legislação sobre armas, em casos que ocorreram no verão de 2024 na capital dinamarquesa, Copenhague, e nas cidades suecas de Malmö e Kista, onde recrutaram jovens "para participar de atos de violência sepultura", segundo a mesma fonte.

Eles dirigiram "uma célula criminosa" na internet, informou a Europol.

O modus operandi consistia em publicar nas redes sociais “contratos para matar” direcionados a menores “vulneráveis” na Suécia, que em alguns casos não tinham mais de 13 ou 14 anos.

“O canal na internet foi fechado e os investigadores estão à procura de outros indivíduos envolvidos nesta rede”, afirmou a Europol.

A agência desenvolveu eventos digitais para a investigação e coordenou os serviços de inteligência, o que permitiu localizar o administrador da célula na Espanha.

Dois agentes da Europol participaram juntamente com os policiais suecos, dinamarqueses e espanhóis nas detenções em Alicante.

A Suécia lutou, há vários anos, contra a violência de grupos do crime organizado.

Veja também

Uma noite eleitoral bem-sucedida para a Fox News, emissora preferida de Trump
Fox News

Uma noite eleitoral bem-sucedida para a Fox News, emissora preferida de Trump

"Mão firme"ou "decepção": a mistura de sentimentos em Nova York, cidade de Trump
Donald Trump

"Mão firme"ou "decepção": a mistura de sentimentos em Nova York, cidade de Trump

Newsletter