Logo Folha de Pernambuco

mundo

Treze militares estão desaparecidos após explosão em um depósito de munições em Cuba; vídeo

Mil e duzentos moradores de áreas próximas ao depósito foram evacuados e investigações iniciadas

Moradores filmam a fumaça das explosões em depósito de munições em Cuba Moradores filmam a fumaça das explosões em depósito de munições em Cuba  - Foto: Reprodução / redes sociais

Treze membros das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba (FAR) estão desaparecidos após a explosão registrada nessa terça-feira em um depósito de armamentos e munições no leste da ilha, informou a instituição militar.

"Como resultado das explosões em um depósito de armamento e munições na comunidade de Melones (...), na província de Holguín", a 730km a leste de Havana, "encontram-se desaparecidos" dois oficiais, dois suboficiais e nove soldados, segundo nota informativa do Ministério das Forças Armadas divulgada pela televisão cubana.

 

O comunicado destacou que "as ações de investigação no local dos fatos continuam", o que levou à evacuação de mais de 1.200 moradores de áreas próximas ao depósito de uma unidade militar onde "se classificavam munições envelhecidas".

Pela manhã, os meios locais informaram que a explosão foi provocada "por um incêndio (...) em uma instalação com material bélico" e que se buscava "precisar o estado" em que se encontrava "o pessoal que inicialmente enfrentou o incidente, assim como os danos ao patrimônio".

Nem a imprensa oficial nem a televisão cubana divulgaram imagens das explosões na unidade militar, mas veículos independentes publicaram na internet algumas fotografias em que se observa uma imensa coluna de fumaça e forças policiais mobilizadas nas ruas da comunidade de Melones.

Veja também

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas
DIPLOMACIA

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear
INVESTIGAÇÃO

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Newsletter