Tribunal Constitucional do Peru determina liberação do ex-presidente Fujimori
Ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 85 anos, que cumpriu pena de 25 anos de prisão por "crimes contra a humanidade"
O Tribunal Constitucional do Peru tentou, nesta terça-feira (5), a liberação “imediata” do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 85 anos, que cumpre pena de 25 anos de prisão por “crimes contra a humanidade” em uma prisão especial de Lima.
"Este Tribunal Constitucional ordena que o Instituto Nacional Penitenciário (Inpe) e o diretor do Presídio de Barbadillo, no dia de hoje, providenciem a liberação imediata dos beneficiários, Alberto Fujimori", indicou o corte na resolução divulgado à imprensa.
Em uma sentença sem apelação, os magistrados restituíram o indulto que tinham concedido a Fujimori em 2017 por razões humanitárias e que foi revogado em seguida pela Suprema Corte em 2019.
Leia também
• O Peru do Zé Lezin: espetáculo de humor será apresentado em duas noites no Teatro Boa Vista
• Nove mortos e 23 feridos em ataque violento a uma mina de ouro no Peru
• Decisão judicial reabre debate no Peru sobre indulto ao ex-presidente Fujimori
Aos 85 anos, Fujimori sofre de diversos problemas de saúde, como câncer lingual, fibrilação auricular, doença pulmonar e hipertensão.
Desde 2009, o ex-presidente cumpre pena por "crimes contra a humanidade" no presídio Barbadillo, uma pequena prisão para ex-presidentes ao leste de Lima, pela morte de 25 pessoas em dois massacres executados em 1991-1992 por um capitão do Exército .