Logo Folha de Pernambuco

PACTO

Tribunal de Contas de Pernambuco é o primeiro do Nordeste a assinar acordo de cooperação com Unicef

Conselheiro do TCE e representante do Unicef assinaram o contrato

Assinatura aconteceu hoje, na sede do TCE-PEAssinatura aconteceu hoje, na sede do TCE-PE - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) assinou um acordo de cooperação com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), nesta sexta-feira (28). A celebração aconteceu na sede do órgão fiscalizador.

Esse pacto visa à implementação de ações pela Primeira Infância aqui no Estado, voltadas para o programa Selo Unicef, que abrange 140 municípios. Pernambuco é o primeiro estado nordestino a participar do convênio.

A assinatura é a primeira de muitas atividades previstas no TCE-PE em comemoração ao mês da infância, que é celebrado em agosto, por determinação da lei 14.617/23.

Representante do UNICEF assinando acordo

O que é o Selo Unicef?
O programa é uma iniciativa que visa a estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em cidades do Nordeste e da Amazônia Legal.

Ao aderir ao contrato, as cidades assumem o compromisso de manter a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência com total prioridade.

O objetivo do acordo é estabelecer estratégias que fortaleçam as competências das cidades através da oferta de capacitações e formações. A ênfase é nas ações de educação e cobertura vacinal.

Atividades previstas no contrato
•    Apoio à elaboração e implementação dos planos pela Primeira Infância no Estado;
•    Apoio à implementação de iniciativas estratégicas pela Primeira Infância Unicef;
•    Compartilhamento de informações, indicadores, dados no âmbito da Primeira Infância Brasil, Nordeste e Estado de Pernambuco;
•    Apoio ao TCE na incorporação do gasto social com a Primeira Infância em seus processos internos de monitoramento e controle de políticas públicas, e definição e realização de ações em apoio a fiscalização e auditorias do TCE com foco na priorização para a Primeira Infância e ações de comunicação com a sociedade.

Equipe participou da assinatura do acordo

O conselheiro do TCE-PE Dirceu Rodolfo falou sobre as expectativas que o órgão tem após a assinatura do acordo de cooperação para ações pela Primeira Infância.

"Nós temos uma expectativa muito auspiciosa com relação a isso. Vamos ajudar o UNICEF, porque o Tribunal tem a capilaridade de orçamento público de Primeira Infância. A gente sabe cada orçamento desses [140] municípios, o que gastam e a atenção que dedicam a esse assunto, porque tudo que o Estado e os municípios fazem passa pelo orçamento público. Essas informações também serão disponibilizadas para o UNICEF para que ele aprimore, também, os métodos de atuação", detalhou à reportagem da Folha de Pernambuco.

Coordenador do Unicef no Nordeste, Dennis Larsen, reforça a ideia de que o acordo vai garantir, ainda mais, o direito das crianças na idade da primeira infância (zero a seis anos).

"O Unicef está preocupado com a situação da primeira infância no mundo, não somente em Pernambuco ou no Brasil. Uma das nossas preocupações é o nível de vacinação que está baixo. Segundo os últimos números, 1,6 milhão de crianças não foram vacinadas no País. Então a gente precisa juntar forças, ter parcerias e apoiar os municípios a terem melhores planos para a primeirainfância e para implementar também", explicou.

Veja também

Matt Gaetz desiste de ser secretário de justiça do governo Trump depois de escândalo sexual
GABINETE

Matt Gaetz desiste de ser secretário de justiça do governo Trump depois de escândalo sexual

Ação da Neonergia vai substituir 700 lâmpadas de Institutos Federais de Pernambuco
Instituição de Ensino

Ação da Neonergia vai substituir 700 lâmpadas de Institutos Federais de Pernambuco

Newsletter