Logo Folha de Pernambuco

ACOLHIMENTO

Tribunal de Justiça de Pernambuco realiza primeira Semana Estadual da Infância e Juventude

Um dos destaques da programação, que inicia na segunda-feira (15), é a inauguração da Sala de Depoimento Acolhedor da Comarca de Jaboatão dos Guararapes, na próxima quinta-feira (18)

Tribunal de Justiça de PernambucoTribunal de Justiça de Pernambuco - Foto: TJPE/Divulgação

Leia também

• Adeppe convoca OAB Pernambuco para analisar conduta da advogada de Rodrigo Carvalheira

• Preso por violência sexual contra mulheres, Rodrigo Carvalheira passa por audiência de custódia

• Pernambuco se mobiliza para Dia D da vacinação contra Influenza, neste sábado (13)

A primeira Semana Estadual da Infância e Juventude, da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), começa na próxima segunda-feira (15) e segue até a sexta-feira (19). 

Um dos destaques da programação é a inauguração da Sala de Depoimento Acolhedor da Comarca de Jaboatão dos Guararapes, na quinta-feira (18), às 8h, no 5° andar do Fórum Henrique Capitulino, na Rodovia BR 101, Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

O novo espaço será destinado ao atendimento de demandas processuais das três Varas Criminais, e da Vara da Infância e Juventude da comarca, assim como atenderá também às comarcas contíguas.

Atendimento acolhedor
O objetivo das salas de depoimento acolhedor é oferecer um atendimento protetivo e humanizado, com base nas especificidades e normativas do procedimento de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A inauguração do espaço em Jaboatão contará com a participação do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; do coordenador da Infância e Juventude, juiz Élio Braz; do diretor do Foro de Jaboatão, juiz Fábio Mello de Onofre Araújo; dentre outros membros do Poder Judiciário e de instituições parceiras que fazem parte do Sistema de Justiça pernambucano. 

Campanha “Cadê meu CPF”
Dentro do cronograma de ações da Semana Estadual da Infância e Juventude, também haverá o cadastramento do CPF de crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento no Sistema Nacional de Adoção (SNA).

A iniciativa, que começou em fevereiro e segue até o final de abril, tem como objetivo a atualização das informações cadastrais das crianças e adolescentes acolhidos, a partir do cadastramento do número de CPF no Sistema.

Plano de Ação do Comitê Gestor Local da Primeira Infância
O evento também deve definir as diretrizes para a elaboração do plano de ação, voltado à implantação da Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância em Pernambuco, com a finalidade de efetivar a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância no Estado.

13ª Jornada Pernambucana dos Direitos da Infância e Juventude
Durante a Semana Estadual da Infância e Juventude, também será realizada 13ª Jornada Pernambucana dos Direitos da Infância e Juventude.

O objetivo é ampliar os programas permanentes de formação, capacitação e treinamento de servidores e servidoras, magistrados e magistradas em relação às atividades judiciais, jurisdicionais e gerenciais relativas a crianças e adolescentes.

Em pauta, conteúdos teórico e prático, em matéria de acolhimento familiar e institucional, guarda, adoção, suspensão, extinção e destituição do poder familiar, bem como do cadastramento de crianças e famílias de pretendentes à adoção, dentre outros temas inseridos tanto na área protetiva quanto na área infracional.

O evento conta com apoio da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape). O primeiro curso será realizado na terça-feira (16); já o segundo acontece na quarta-feira (17). Ambos serão direcionados a servidores e servidoras, com carga horária de 9 horas/aulas, e serão ministrados na modalidade presencial, na Esmape.

No segundo semestre deste ano, o curso será promovido para os magistrados e magistradas da instituição.

Central de Aprendizagem
Na sexta-feira (19), haverá o lançamento da Política Judiciária de Incentivo à Profissionalização e à Aprendizagem com a inauguração da Central de Aprendizagem.

O objetivo da ação é oportunizar experiências pedagógicas de qualificação e formação técnico-profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, caracterizando-se como um instrumento de inserção desse público no mundo do trabalho.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter