Espaço

Tripulação de missão privada à ISS volta para Terra

Cápsula da SpaceX passou dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional

Cápsula da SpaceX que os transportava pousou nas águas do estado da Flórida, sudeste dos Estados Unidos, encerrando a missão Ax-2 da empresa americana Axiom Space.Cápsula da SpaceX que os transportava pousou nas águas do estado da Flórida, sudeste dos Estados Unidos, encerrando a missão Ax-2 da empresa americana Axiom Space. - Foto: Nasa

Dois sauditas e dois americanos membros de uma missão espacial privada retornaram à Terra na madrugada desta quarta-feira (31), depois de passar dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A cápsula da SpaceX que os transportava pousou nas águas do estado da Flórida, sudeste dos Estados Unidos, encerrando a missão Ax-2 da empresa americana Axiom Space.

Rayana Barnawi, uma cientista que se tornou a primeira mulher saudita a viajar para o espaço, e Ali al Qarni, um piloto de combate treinado, foram os dois primeiros cidadãos sauditas a permanecer a bordo da ISS. Foram promovidos pelo governo saudita.

Também fizeram parte da tripulação o empresário americano John Shoffner e a comandante da missão, Peggy Whitson, ex-astronauta da Agência Espacial Americana (Nasa) que esteve na ISS pela quarta vez.

"Bem-vindo de volta à Terra!", tuitou o diretor da Nasa, Bill Nelson.

"Foi uma viagem incrível para a tripulação de astronautas privados do Ax-2. Fizeram experimentos científicos cruciais e trouxeram as maravilhas do espaço para mais perto de todos nós", acrescentou.

Os quatro astronautas decolaram da Flórida em 21 de maio, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, de propriedade do magnata Elon Musk. Durante sua missão, deram 126 voltas na Terra, de acordo com um comunicado da Axiom Space.

Foi a segunda missão da empresa na estação espacial, após uma primeira realizada em abril de 2022.

Para a Axiom Space, estas missões são um primeiro passo para um objetivo mais ambicioso: a construção de sua própria estação espacial, cujo primeiro módulo será lançado no final de 2025.

A estrutura será, primeiramente, acoplada à ISS e, depois, separada, para operar de forma independente. A Nasa planeja aposentar a ISS por volta de 2030. Em seu lugar, passará a enviar seus astronautas para estações privadas, que também hospedarão outros clientes.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter