Tropas israelenses deixam 24 feridos durante protestos em Gaza
Manifestantes palestinos foram atingidos enquanto protestavam
Tropas israelenses dispararam contra manifestantes palestinos que jogavam coquetéis molotov e queimavam pneus da Faixa de Gaza no sábado (21), resultando em 24 feridos, segundo fontes palestinas.
"Vinte e quatro civis ficaram feridos, incluindo 10 crianças", explicou o ministério da saúde do enclave palestino em um comunicado. "Dois dos feridos estão em estado crítico. Um deles é um menino de 13 anos que foi ferido na cabeça, a leste da Cidade de Gaza".
O exército israelense disse à AFP que "centenas de encrenqueiros e manifestantes" se reuniram na outra volta da fronteira. "As tropas na área estão prontas para usar equipamento anti-motim e, se necessário, balas de 22 calibre", disse o Exército. O movimento islâmico Hamas, que controla Gaza, convocou o protesto para comemorar o incêndio da mesquita Al-Aqsa em Jerusalém há 52 anos.
Há exatos três meses, Israel e o Hamas assinaram uma trégua após os piores incidentes em anos. Durante onze dias no mês de maio, Israel bombardeou a Faixa, em retaliação às centenas de foguetes lançados do enclave.
Leia também
• EUA dizem que 17 mil deixaram Cabul na última semana
• Número 2 do Talibã chega a Cabul para negociar formação de governo
• Angelina Jolie estreia no Instagram com carta de garota afegã
A reconstrução de Gaza não avançou desde a trégua de 21 de maio, em parte por causa do bloqueio que Israel mantém ao redor da Faixa desde que o Hamas assumiu o poder em 2007. Na última quinta-feira, Israel anunciou que permitiria o fluxo de fundos do Catar para Gaza, mas outras restrições permanecem em vigor.