Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Trudeau defende que Canadá receba vacinas da covid-19 por meio de aliança global

Cerca de 145 países deverão receber doses suficientes para imunizar 3,3% de sua população até meados de 2021

Justin Trudeau, primeiro-ministro do CanadáJustin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá - Foto: Dave Chan / AFP

O primeiro ministro Justin Trudeau defendeu nesta sexta-feira (5) que o Canadá participe da aliança de vacinas que reuniu fundos de nações ricas para ajudar as mais pobres a imunizar suas populações contra a covid-19, em meio a críticas por ser o único beneficiário do G7.
 
"Quando os países mais ricos investem na Covax, metade desse financiamento é para conseguir doses em casa", afirmou Trudeau em entrevista coletiva. 
 
"Em outras palavras, nossa contribuição sempre foi destinada a acessar as doses de vacinas para os canadenses, assim como apoiar os países de baixa renda", acrescentou. 
 
O programa Covax publicou nesta semana sua primeira lista de distribuição, detalhando quem receberia suas 337,2 milhões de doses iniciais da vacina contra o coronavírus.
 
Cerca de 145 países deverão receber doses suficientes para imunizar 3,3% de sua população até meados de 2021, informou o relatório. 

A maioria das doses irá para economias de baixa renda e média-baixa, como Índia, Nigéria e Brasil, mas os países mais ricos - incluindo Canadá, Nova Zelândia e Coreia do Sul - que compraram no atacado como forma de garantia frente aos seus próprios lançamentos de vacinas, de repente enfrentaram críticas por fazer isso. 


Os partidos canadenses de oposição e grupos de combate à pobreza como a Oxfam criticaram o governo por aceitar as vacinas necessárias nas nações mais pobres. 
 
O executivo-chefe da aliança de vacinas Gavi, Seth Berkley, também comentou em uma entrevista coletiva na quarta-feira: "Ajuda quando os países que têm muitos acordos bilaterais não tomam as doses? Claro".
 
Por meio da Covax, o Canadá deve receber 1,9 milhão de doses da vacina AstraZeneca, aguardando sua aprovação regulatória neste país, até o final de junho. 
 
Isso além dos 20 milhões de doses obtidas diretamente da AstraZeneca.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter