Logo Folha de Pernambuco

TikTok

Trump apoia eventual oferta da Oracle para comprar TikTok

O aplicativo de vídeos já está em negociações de compra com a Microsoft

Tensão gerada pelas medidas tomadas pelo governo TrumpTensão gerada pelas medidas tomadas pelo governo Trump - Foto: Olivier DOULIERY / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoia uma eventual oferta de compra do aplicativo chinês de vídeos curtos TikTok pela Oracle.

Segundo a agência Bloomberg, o grupo Oracle, cujo presidente Larry Ellison arrecadou milhões de dólares para a campanha de Trump, estaria interessado em comprar as atividades do TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O grupo americano, procurado na terça-feira pela AFP, não comentou a informação.

Ao responder perguntas após um discurso no Arizona nesta terça, Trump declarou: "Acredito que a Oracle é uma grande empresa e acho que seu dono é um cara legal. É uma grande pessoa. Acho que a Oracle seria certamente capaz de administrá-lo". Ao ser consultado sobre sua preferência para a compra do TikTok, o presidente disse somente que o eventual comprador deve "garantir que Estados Unidos seja bem compensado".

O aplicativo de vídeos já está em negociações de compra com a Microsoft. O governo Trump deu 90 dias ao proprietário chinês de TikTok, ByteDance, para vender as operações americanas da rede social, sob ameaça de bloqueá-la nos Estados Unidos, afirmando problemas de segurança nacional.

O presidente acusa há meses, sem fornecer provas, a plataforma chinesa de coletar dados de seus usuários americanos para benefício do governo chinês. O TikTok reforçou na segunda-feira sua campanha de comunicação com um novo site e uma conta no Twitter dedicadas a combater os "rumores" sobre a rede.

"O TikTok não está disponível na China. Os dados dos usuários americanos são guardados em Virgínia e copiados em Singapura", garante a empresa. "O TikTok nunca forneceu nenhum dado americano ao governo chinês e não o faria se pedissem", acrescentou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter