Logo Folha de Pernambuco
EUA

Trump diz que missão da SpaceX devolverá astronautas 'presos' no espaço 'em breve'

Sem especificar a data, presidente desejou 'boa sorte' a Elon Musk no resgate dos veteranos da Nasa

Astronautas Sunita Williams e Barry WilmoreAstronautas Sunita Williams e Barry Wilmore - Foto: Nasa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira que a SpaceX, empresa espacial de propriedade de Elon Musk, lançará “em breve” uma missão para trazer de volta à Terra dois astronautas americanos que estão presos há vários meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

“Elon estará a caminho em breve. Esperamos que todos estejam seguros. Boa sorte, Elon!!!”, escreveu Trump em sua plataforma social Truth, sem especificar uma data para essa missão.

Os astronautas veteranos Barry Wilmore, de 59 anos, comandante da missão, e Sunita Williams, de 61, piloto, chegaram à ISS em junho a bordo da cápsula Starliner da Boeing.

Eles deveriam ficar apenas oito dias no laboratório em órbita, mas problemas técnicos com seu retorno forçaram uma mudança nos planos da Nasa.

A agência espacial dos EUA anunciou em agosto que a SpaceX, rival da Boeing, traria a tripulação para casa em fevereiro, mas o retorno foi adiado para o final de março.

Musk, que financiou grande parte da campanha de Trump para presidente, postou anteriormente no X que o presidente havia solicitado que a SpaceX trouxesse os dois astronautas para casa “o mais rapidamente possível”.

A SpaceX tem realizado missões regulares a cada seis meses para permitir a rotação do pessoal a bordo da ISS.

Em janeiro, Wilmore e Williams disseram que o moral permanecia alto apesar de estarem presos, acrescentando que tinham bastante comida e aproveitavam seu tempo no complexo espacial internacional.

Veja também

Newsletter