Trump

Trump diz que retórica dura contra Otan é "forma de negociação"

Trump, que buscará a reeleição em novembro, costuma criticar a Otan

Trump Trump  - Foto: Mandel Nagn/ AFP

O ex-presidente americano Donald Trump disse nesta terça-feira (19) que as declarações do mês passado em que minimizou seu compromisso com a Otan não foram mais do que uma tática de negociação para conseguir que os países membros da aliança militar paguem mais para receberem uma defesa coletiva.

Trump, que buscará a reeleição em novembro, costuma criticar a Otan e ameçou no mês passado encorajar a Rússia a atacar os membros da organização em dívida com seus aportes se retornar à Casa Branca.

A posição de Trump sobre a Otan veio à tona durante uma entrevista à rede britânica GB News, quando o apresentador Nigel Farage apontou que os críticos do ex-presidente haviam usado seus comentários sobre a Rússia para se oporem à sua reeleição.

"Não me importo se usarem, porque o que estou dizendo é que é uma forma de negociação", explicou Trump. “Por que deveríamos proteger esses países que têm muito dinheiro e os Estados Unidos estavam pagando a maior parte da Otan?", questionou o ex-presidente.

Trump, 77, acusou por muito tempo os 28 membros europeus da aliança de não contribuírem o suficiente para os gastos militares, assumindo que podem contar com os Estados Unidos como escudo de defesa. No entanto, nunca mostrou que entende como funciona o financiamento da Otan, classificando-a erroneamente como um clube que subsiste graças às cotas de seus membros.

Em 2006, os países da Otan asumiram o compromisso, formalizado em 2014, de gastar 2% do seu PIB com defesa, mas os membros não pagam cotas de subscrição e não “devem” dinheiro ao bloco. Essa meta é voluntária e o tratado de fundação da organização não prevê sanções por não atingi-la.

"Acredito que os Estados Unidos estavam pagando 90% do custo da Otan. Era a coisa mais injusta", disse Trump à GB News. “E não se esqueça de que a aliança é mais importante para eles do que para nós. Temos um oceano entre alguns problemas, ok?"

Além da Otan, os aliados também se preocupam com o apoio contínuo dos Estados Unidos à Ucrânia, considerado vital para manter seu esforço bélico contra a Rússia.

Trump, que diz poderia encerrar a guerra entre esses dois países em seu primeiro dia de volta à presidência americana, afirmou à GB News que é capaz de negociar com o presidente russo, Vladimir Putin. "Eu me dei muito muito bem com Putin. Isso é uma coisa boa, e não algo ruim."

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter