VEREDITO

Trump é considerado culpado de 34 acusações em julgamento criminal em Nova York

O veredicto transforma Trump no primeiro ex-presidente americano condenado criminalmente

O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano, Donald TrumpO ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano, Donald Trump - Foto: Steven Hirsch/Pool/AFP

Donald Trump se tornou nesta quinta-feira (30), o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser declarado culpado de um crime na Justiça americana. Um júri em Nova York condenou o republicano pelas acusações de que teria feito pagamentos de campanha ilegais para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.

A sentença deve definida apenas em 11 de julho, segundo a CNN. As punições poderiam incluir o pagamento de multas, restituições ou até a prisão, a depender da evolução do caso. Trump deve recorrer ao julgamento, de acordo com a expectativa de múltiplos especialistas consultados pela imprensa americana.

O caso se refere especificamente a reembolsos que Trump fez ao seu ex-advogado Michael Cohen para retribuir o pagamento a Stormy Daniels. O objetivo era impedir que Daniels tornasse público um caso extraconjugal que Trump teria tido com ela. O valor teria sido classificado ilegalmente como uma despesa de campanha em 2016.

A notícia pode complicar os planos de Trump de voltar à Casa Branca. O provável candidato republicano aparece à frente do presidente dos EUA, Joe Biden, na maior parte das pesquisas de intenção de voto para as eleições de novembro. No entanto, várias sondagens já indicaram que o eleitorado estaria mais resistente a apoiá-lo se ele fosse condenado.

Após o veredicto, a ação da Trump Media - controladora da rede social Truth Social - recuava 4,90% no after hours da Bolsa de Nova York

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter