Logo Folha de Pernambuco

EUA

Trump pede fim do horário de verão nos EUA

Horário de verão foi adotado pelo governo federal durante a Primeira Guerra Mundial, mas se tornou impopular entre os agricultores e acabou rapidamente abolido

O presidente eleito dos EUA, Donald TrumpO presidente eleito dos EUA, Donald Trump - Foto: Allison Robbert / POOL / AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta sexta-feira (13), que trabalhará para pôr fim ao "incômodo" costume de adiantar os relógios em uma hora a cada primavera, medida que, segundo ele, representa uma carga financeira desnecessária para o país.

"O Partido Republicano utilizará seus melhores esforços para eliminar o horário de verão, que tem um público pequeno, mas forte, porém não deveria! O horário de verão (DST) é inconveniente e muito caro para nossa nação", publicou Trump em sua rede, Truth Social.

O horário de verão foi adotado pelo governo federal durante a Primeira Guerra Mundial, mas se tornou impopular entre os agricultores e acabou rapidamente abolido. Muitos estados experimentaram suas próprias versões até que, em 1967, a medida foi reintroduzida em todo o país.

O Senado dos Estados Unidos, controlado pelos democratas, apresentou em 2022 um projeto de lei que, assim como o plano de Trump, acabaria com a mudança de hora duas vezes por ano (adiantar na primavera e atrasar no outono), em favor de uma "nova hora padrão permanente".

No entanto, a Lei de Proteção da Luz Solar propunha a mudança oposta – manter permanentemente o horário de verão, em vez de eliminá-lo – para dar lugar a tardes mais iluminadas e menos viagens de volta para casa no escuro aos estudantes e trabalhadores.

O projeto de lei nunca chegou à mesa do presidente Joe Biden, pois não foi aprovado pela Câmara dos Representantes, liderada pelos republicanos.

O texto foi apresentado em 2021 por um republicano, o senador da Flórida Marco Rubio, que está prestes a se juntar à administração de Trump como secretário de Estado. Na época, Rubio disse que estudos haviam demonstrado que um horário de verão permanente poderia beneficiar a economia.

Nos últimos anos, o clamor para tornar o horário de verão permanente aumentou, especialmente entre políticos e grupos lobistas do nordeste, onde as manhãs de inverno costumam ser geladas.

É pouco provável que qualquer mudança afete o Havaí e a maior parte do Arizona, Nação Navajo, Samoa Americana, Guam, Ilhas Marianas do Norte, Porto Rico e Ilhas Virgens dos Estados Unidos, que não adiantam a hora no verão.

Veja também

Empresário que morreu em naufrágio de catamarã estava hospedado em Porto de Galinhas
NAUFRÁGIO EM MARAGOGI

Empresário que morreu em naufrágio estava hospedado em Porto de Galinhas

Médica de Nova York é processada por enviar pílulas abortivas a mulher do Texas
EUA

Médica de Nova York é processada por enviar pílulas abortivas a mulher do Texas

Newsletter