Trump pode retomar ajuda à Ucrânia caso negociações com Zelensky avancem, diz Casa Branca
Mike Waltz mencionou que já estão em discussão medidas para construir confiança com a Rússia, a fim de "testar este lado", mas não especificou quais seriam
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá suspender a pausa de ajuda militar à Ucrânia caso as negociações com o líder ucraniano, Volodimir Zelensky, sejam retomadas, afirmou o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Mike Waltz.
Em entrevista à Fox News, Waltz declarou que "se conseguirmos concretizar e avançar com essas negociações e, realmente, colocar algumas medidas que possam construir confiança, então Trump analisará seriamente a suspensão da pausa" da ajuda militar.
Leia também
• Empresários mexicanos da fronteira se voltam para seu país após tarifas de Trump
• Governo Trump sugere que Zelensky deve renunciar, mas eleição pode jogar Ucrânia em limbo político
• Zelensky diz ter solicitado ''informação oficial'' sobre suspensão da ajuda americana
Ele também mencionou que já estão em discussão medidas para construir confiança com a Rússia, a fim de "testar este lado", mas não especificou quais seriam. "Nós temos que saber que os dois lados estão sendo sinceros nas negociações em busca de, primeiro, uma paz parcial e, depois, uma paz permanente."
Na terça-feira, 4, Trump afirmou ter recebido uma carta de Zelensky na qual o presidente ucraniano se mostrava disposto a iniciar negociações com os Estados Unidos para encerrar o conflito com a Rússia. Para Waltz, a carta representou um "primeiro passo bom e muito positivo".