Trump promete tarifa de 200% sobre vinho da UE, aumentando tensões comerciais
Presidente americano afirmou que avançaria com as tarifas de importação caso o bloco europeu não revogasse um imposto sobre o uísque dos EUA. Medida vale para champanhe e outras bebidas alcoólicas
O presidente Donald Trump ameaçou impor uma tarifa de 200% sobre vinhos europeus, champanhe e outras bebidas alcoólicas, na mais recente escalada de uma crescente guerra comercial entre os EUA e a União Europeia.
Em uma publicação nas redes sociais na quinta-feira, Trump afirmou que avançaria com as tarifas de importação caso a UE não revogasse um imposto sobre o uísque dos EUA, medida implementada como retaliação às tarifas sobre aço e alumínio impostas por ele, que entraram em vigor na quarta-feira.
Leia também
• Preços caem nos EUA em fevereiro, mas tarifaço pode reverter tendência
• Por que o Reino Unido não retaliou as tarifas de Trump? Entenda negociação
• Amcham Brasil: tarifas dos EUA sobre aço e alumínio afetam diretamente exportações brasileiras
"Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve imporão uma tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHES e PRODUTOS ALCOÓLICOS VINDOS DA FRANÇA E DE OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS PELA UE", disse Trump sobre as taxas sobre o uísque. "Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA."