Logo Folha de Pernambuco

EUA

Trump reaparece após 12 dias e desafia Biden para outro debate e uma partida de golfe

Ex-presidente republicano voltou à carga contra democratas, mas ainda não anunciou seu candidato à vice-presidência

Debate entre Biden e TrumpDebate entre Biden e Trump - Foto: Christian Monterrosa/AFP

A campanha de Joe Biden e Kamala Harris vem acusando Donald Trump há dias de ter abandonado a atividade eleitoral e se dedicado apenas a jogar golfe.

Na terça-feira (9), ele voltou aos holofotes e o fez precisamente em seu resort de golfe em Doral, na Flórida. Além de suas habituais mentiras, o ex-presidente dividiu seus ataques entre o atual mandatário dos Estados Unidos e sua vice e desafiou o democrata para outro debate esta semana e para jogar uma partida de golfe de 18 buracos.

“Joe Biden não tem tempo para as palhaçadas de Donald Trump”, ele está ocupado liderando os EUA e defendendo o mundo livre — respondeu um porta-voz da campanha do presidente em nota.

Trump está cutucando a ferida democrata. Com exageros, mentiras e seu mais puro estilo desbocado, ele recriou o debate da CNN de 27 de junho e suas consequências.

— O Partido Democrata de esquerda radical está mergulhado no caos e passando por um colapso total porque não consegue decidir qual de seus candidatos é mais inadequado para ser presidente: o sonolento e corrupto Joe Biden ou a cacarejante Kamala — atacou ele. — Apesar de todo o pânico democrata nesta semana, a verdade é que não importa quem eles nomeiem, porque nós vamos derrotar qualquer um deles em uma vitória esmagadora e este novembro será incrível.

Trump, que criticou o papel de Harris na luta contra a imigração ilegal, também acusou a vice-presidente de ser "socialista" e "comunista", dois rótulos rejeitados pelo eleitorado americano.

O magnata ainda procurou desqualificar paralelamente seus dois possíveis rivais de 5 de novembro.

— Independentemente do que se possa dizer sobre o corrupto Joe Biden, é preciso dar a ele o crédito por uma decisão brilhante, provavelmente a decisão mais inteligente que ele já tomou. Ele escolheu Kamala Harris como vice-presidente. Não, foi brilhante. Porque foi uma apólice de seguro. Talvez a melhor apólice de seguro que eu já vi — disse Trump aos apoiadores. — Se Joe tivesse escolhido alguém minimamente competente, eles o teriam expulsado do cargo anos atrás, mas não podem porque ela tem que ser sua segunda opção.

Novo debate

Trump desafiou o presidente.

— Como vocês sabem, em nosso recente debate, e para crédito de todos vocês, eu dei a Joe Biden, mesmo de acordo com a mídia de notícias falsas, a derrota mais decisiva e esmagadora de todos os debates presidenciais. Acho que o público que estava assistindo era enorme. Foi um dos programas de maior audiência da televisão, por isso me sinto honrado por fazer parte disso — declarou aos participantes do comício. — Até a CNN disse, quando eu estava saindo do palco, que foi uma das melhores performances que eles já tinham visto. Se vocês querem saber a verdade, nossa vitória foi tão absoluta que o próprio partido de Joe agora quer que ele jogue a toalha e entregue a Presidência depois de uma única aparição de 90 minutos. Eles querem o corrupto Joe fora da disputa. É uma pena a forma como o estão tratando, mas não sinta pena dele. Ele é um cara muito ruim.

Biden e Trump estão agendados para outro debate em 10 de setembro na ABC, mas Trump, um valentão adulto, saiu na frente e desafiou o presidente para outro debate imediato.

— Esta noite, estou oficialmente oferecendo a Joe uma chance de se redimir na frente do mundo inteiro — provocou. — Vamos realizar outro debate esta semana para que o sonolento Joe Biden possa provar a todos que ele tem o que é preciso para ser presidente, mas desta vez será de homem para homem, sem moderadores, sem barreiras. Basta escolher a hora e o local.

O ex-presidente também relembrou o confronto do primeiro debate sobre as habilidades dos dois homens no golfe, um dos momentos mais amigáveis da transmissão, embora a discussão tenha sido um pouco infantil.

— Ele não consegue acertar uma bola a 50 jardas [46 metros] — disse Trump sobre Biden, depois de se gabar de seus troféus. —

Biden não deixou por menos:

— Ficarei feliz em jogar com você se você carregar sua própria bolsa [com tacos] — respondeu o presidente.

Partida de golfe

A provocação de Trump soou um pouco como quando Elon Musk desafiou Mark Zuckerberg para uma luta corpo a corpo no ringue.

— Desafio oficialmente o “Joe Corrupto” para uma partida de golfe de 18 buracos aqui mesmo — disse ele. — Será um dos eventos esportivos mais assistidos da história, talvez maior do que a Ryder Cup [competição bienal de golfe por equipes entre Europa e EUA] ou até mesmo o Masters[um dos quatro principais campeonatos de golfe profissional dos EUA], e vou dar a Joe Biden uma vantagem de 10 tacadas (...) e, se ele vencer, darei um milhão de dólares à instituição de caridade de sua escolha, qualquer instituição de caridade que ele quiser. Aposto que ele não aceitará a oferta, porque ele é só conversa.

Enquanto a discórdia toma conta dos democratas, Trump se vangloria do bom momento de seu partido:

— O Partido Republicano está maior, mais forte, mais vibrante e mais unido do que nunca. Todos os dias recebemos mais americanos em nossas fileiras: afro-americanos, hispano-americanos, asiático-americanos, jovens, idosos, sindicalizados e não sindicalizados. Basicamente, todos se juntam ao nosso movimento porque é um movimento de senso comum.

O que Trump não fez foi anunciar quem será seu candidato a vice-presidente. Ele estava acompanhado no evento por Marco Rubio, um dos aspirantes. O republicano deve anunciar sua escolha na próxima semana, já que a convenção republicana começa na segunda-feira.

Resposta de Biden

A campanha de Biden foi rápida em responder ao republicano.

"Donald Trump não é visto em público há 12 dias, agora ele está convidando assassinos em série fictícios para jantar, zombando do garotinho de Marco Rubio, elogiando o arquiteto do Projeto 2025 [de transição presidencial], Tom Homan, e desafiando o presidente dos EUA a jogar golfe", disse o porta-voz da campanha, James Singer, em um comunicado. "Desafiamos Donald Trump a criar empregos, mas ele perdeu 3 milhões. Desafiamos Donald Trump a enfrentar [o presidente da Rússia, Vladimir] Putin, mas ele se ajoelhou diante dele. Desafiamos Donald Trump a seguir a lei, mas ele a infringe. Desafiaríamos Donald Trump a não destruir nosso país, mas isso é tudo o que seu Projeto 2025 pretende fazer. Joe Biden não tem tempo para as palhaçadas de Donald Trump: ele está ocupado liderando os EUA e defendendo o mundo livre. Donald Trump é um mentiroso, um criminoso condenado e uma fraude que só pensa em si mesmo, mas nós já sabíamos disso.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter