Logo Folha de Pernambuco

EUA

Trump se opõe a acordo no Congresso para evitar ''shutdown'' do governo

O texto permitiria financiar o governo federal até meados de março e evitar assim o famoso "shutdown" antes da meia-noite de sexta-feira

O presidente eleito dos EUA, Donald TrumpO presidente eleito dos EUA, Donald Trump - Foto: Allison Robbert/POOL/AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou, nesta quarta-feira (18), contra um gigantesco projeto de lei que destina fundos para evitar a paralisação iminente do governo, depois que uma grande quantidade de gastos acrescentados ao texto provocou indignação entre os republicanos.

O magnata e seu futuro vice-presidente, J.D. Vance, se opuseram ao projeto em um comunicado conjunto. Fazer concessões aos democratas é "uma traição a nosso país", afirmam, pedindo que os republicanos sejam "INTELIGENTES e FORTES".

Na terça-feira, o presidente republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, apresentou o acordo orçamentário de 1.500 páginas negociado com os democratas, que incluía mais de 100 bilhões de dólares (R$ 616 bilhões) em ajuda para catástrofes naturais solicitados pelo presidente Joe Biden e 10 bilhões de dólares (R$ 61 bilhões) aos agricultores americanos, mas também um aumento dos salários dos congressistas.

O texto permitiria financiar o governo federal até meados de março e evitar assim o famoso "shutdown" antes da meia-noite de sexta-feira.

Sem isso, os Estados Unidos sofreriam uma paralisação dos serviços públicos federais, que se traduziria na dispensa de centenas de milhares de funcionários, no congelamento de várias prestações sociais e no fechamento de algumas creches. Uma situação extremamente impopular, sobretudo na véspera do Natal.

Contudo, assim que o acordo negociado no Congresso foi divulgado, alguns deputados trumpistas protestaram contra o que consideravam gastos desmedidos.

Também se opôs ao pacto Elon Musk, escolhido pelo presidente eleito para dirigir uma comissão encarregada de reduzir os gastos públicos.

"Matem o projeto de lei!", escreveu várias vezes o homem mais rico do mundo na rede social X.

 

Veja também

Incêndio em karaokê na capital do Vietnã deixa 11 mortos
Mundo

Incêndio em karaokê na capital do Vietnã deixa 11 mortos

França declara estado de "calamidade natural excepcional" em Mayotte
MEDIDA EMERGENCIAL

França declara estado de "calamidade natural excepcional" em Mayotte

Newsletter