Trump sugere concessão de residência a estrangeiros formados nas universidades dos EUA
Declaração ocorre em um momento em que a migração é um tema-chave nas eleições presidenciais de novembro
O ex-presidente Donald Trump sugeriu que os Estados Unidos deveriam conceder "automaticamente" residência permanente aos estrangeiros formados nas universidades do país, em um momento em que a migração é um tema-chave nas eleições presidenciais de novembro, nas quais ele busca recuperar uma Casa Branca.
“Deveriam obter automaticamente – como parte da sua titulação – o ‘green card’ para poder permanecer neste país”, afirmou Trump em uma entrevista ao podcast “All-In” publicado nesta quinta-feira (20), referindo-se ao visto de residência permanente americana.
Leia também
• Pastor e ex-conselheiro espiritual de Trump é acusado de abuso sexual de criança
• Trump erra nome de ex-médico após sugerir teste cognitivo para Joe Biden
• Enquanto Biden arrecada fundos com celebridades, Trump corteja o Michigan
O candidato republicano foi questionado sobre as restrições à imigração que, segundo o entrevistador, limitavam a competitividade dos Estados Unidos e a sua "capacidade de importar [...] os melhores e mais inteligentes".
Trump disse que conhece histórias "de pessoas que se formaram em uma grande universidade" americana e querem "ficar desesperadamente" no país.
"Tinham um plano de negócio, um conceito, e não podem: voltar para a Índia, para a China, e fazer o mesmo negócio nesses países e se tornarem multimilionários, empregando milhares e milhares de pessoas. E isso poderia ter sido feito aqui" , afirmou.
As declarações do magnata, assentadas na sua habitual postura restritiva sobre a migração, ocorreram poucos dias depois do seu rival democrata, o presidente Joe Biden, anunciar uma medida semelhante.
Biden afirmou na terça-feira que queria acelerar o procedimento de visto de trabalho para certos migrantes que obtiveram um diploma de ensino superior nos Estados Unidos e a quem tivesse sido oferecido um trabalho no país.
Também anunciou medidas de regularização que poderiam beneficiar centenas de milhares de pessoas.