Logo Folha de Pernambuco

EUA

Trump tem quem o apoie em Nova York?

Um grande júri havia votado a favor do indiciamento do ex-presidente

Policiais de Nova York fornecem segurança do lado de fora do escritório do promotor distrital de Manhattan na cidade de Nova York em 31 de março de 2023Policiais de Nova York fornecem segurança do lado de fora do escritório do promotor distrital de Manhattan na cidade de Nova York em 31 de março de 2023 - Foto: Leonardo Munoz / AFP

Donald Trump está sozinho em Nova York? Nenhum apoiador compareceu na manhã desta sexta-feira (31) à Promotoria do Distrito de Manhattan, que indiciou criminalmente pela primeira vez na História um ex-presidente, no caso do pagamento a uma estrela pornô para comprar o silêncio da mesma.

"Realmente, já é hora de começarmos a buscar o que temos em comum e o que nos traga mais paz para o mundo e para os Estados Unidos", disse Mary Fish à AFP nas imediações da Promotoria, dirigida por Alvin Bragg e blindada por dezenas de policiais em alerta máximo.

"Todos estão presos aos pequenos detalhes" e menos a um "quadro geral", ressaltou a quinquagenária, que gostaria que as pessoas pensassem mais "em um país unido, que nossos filhos e nosso dinheiro estejam seguros", e menos em divisões políticas. “Não se trata de uma pessoa, são os valores".

Vergonha
Para a advogada Susan, de 60 anos, que não quis divulgar o sobrenome e é eleitora de Trump não tanto pela personalidade do bilionário, mas por suas ações, o indiciamento tem motivação política, o que ela diz que a "envergonha", uma vez que equipararia o sistema judicial americano ao de outros países com "sistemas judiciais politizados".

O dono do caminhão de "fast food" estacionado em uma esquina em frente à Promotoria, que chega ao local todos os dias às 3h para esquentar a água dos chás e cafés que serve para o desjejum de pedestres apressados, reclama que a comoção causada não se reflete em seu negócio. "Inclusive, estou vendendo menos", lamentou o comerciante, que não quis revelar seu nome.

Amigos da Espanha
Após ouvir na noite anterior a notícia, que explodiu como uma bomba, de que um grande júri havia votado a favor do indiciamento do ex-presidente, três amigos da Espanha se reuniram para observar o movimento em frente à Promotoria, antes de iniciarem uma visita guiada ao bairro chinês onde o prédio está localizado.

"É estranho para nós", comentou Pilar Baños, de 72 anos. "O fato de o colocarem no carro com a cabeça abaixada lhe dá protagonismo e votos, porque, para muitos, parece uma injustiça", afirmou à AFP.

Em plena campanha das primárias do Partido Republicano com vistas a retornar à Casa Branca nas eleições de 2024, o magnata denunciou o que chamou de “caça às bruxas” e instrumentalização da Justiça pelos democratas.

Em frente à suntuosa Trump Tower, que fica na 5ª Avenida de Nova York, cidade que costuma eleger democratas, uma dúzia de detratores se reuniu com cartazes que pediam a “a prisão” do magnata. "Ninguém está acima da lei", afirmaram.

Veja também

Pesquisa mostra que cada vez mais franceses são a favor da imigração zero
EUROPA

Pesquisa mostra que cada vez mais franceses são a favor da imigração zero

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Newsletter