Logo Folha de Pernambuco

ESTADOS UNIDOS

Em vitória para Trump, Suprema Corte dos EUA decide que presidentes têm imunidade parcial

A decisão, vista como uma vitória para Trump, deve atrasar os julgamentos dos processos a que ele responde na Justiça dos EUA

Donald Trump participa de entrevista coletiva após veredicto histórico em julgamento criminal, em Nova YorkDonald Trump participa de entrevista coletiva após veredicto histórico em julgamento criminal, em Nova York - Foto: Spencer Platt/AFP

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira, dia 1º, que o ex-presidente dos EUA Donald Trump tem direito a receber imunidade parcial nos processos em que ele responde na Justiça americana.

A decisão, vista como uma vitória para Trump, deve atrasar os julgamentos dos processos a que ele responde na Justiça dos EUA. O ex-presidente é candidato nas eleições do país, que acontecem em 5 de novembro.

 

A decisão não concede imunidade automática para Trump, mas aponta que ex-presidentes dos EUA têm direito a pedi-la. Com isso, o caso deve voltar a tribunais de 2ª instância, que terão de julgar se Trump é imune em cada um dos três processos.

Trump postou em sua rede social logo após a decisão ser divulgada: "Grande vitória para nossa constituição e democracia. Orgulhoso de ser americano!".

Veja também

Newsletter