Logo Folha de Pernambuco

obras

Túnel da BR-232, em Gravatá, tem faixa interditada para troca de iluminação

O serviço da Neoenergia promove a substituição da iluminação por lâmpadas LED, e deve durar 15 dias

Túnel Plínio Pacheco, na BR-232, em Gravatá, é interditado para serviços da NeoenergiaTúnel Plínio Pacheco, na BR-232, em Gravatá, é interditado para serviços da Neoenergia - Foto: Neoenergia Pernambuco/Divulgação

Um serviço da Neoenergia para substituição da iluminação por lâmpadas LED interditou o túnel Plínio Pacheco, localizado na BR 232, em Gravatá, Agreste de Pernambuco. A ação começou na quarta-feira (11), e a previsão é que todas as trocas sejam concluídas dentro de um período de 15 dias.

A obra acontece em parceria com o Governo de Pernambuco, o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE) e a Polícia Rodoviária Federal. Na ação, é necessário fechar uma das faixas da via, e acontece sempre das 9h às 16h e das 22h às 5h. Para evitar acidentes, a Neoenergia, o DER e a PRF fazem uma sinalização especial da via, antes mesmo da entrada no túnel. 

“O túnel da BR-232 é um ativo importante do estado de Pernambuco. É a porta de entrada para cidades como Gravatá, Sairé e Caruaru, que possuem um grande potencial turístico e econômico, e uma passagem para quem vai para o Sertão. Com a instalação de lâmpadas LED, os motoristas terão uma melhor visibilidade, diminuindo os riscos de acidente na via, proporcionando uma maior tranquilidade para todos”, afirmou o diretor de relações institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), Diogo Bezerra, vê o serviço como uma garantia de segurança maior para quem trafega pelo túnel. “São regiões importantes do Agreste e toda ação que venha a melhorar na mobilidade das pessoas que utilizam as nossas estradas sempre será muito bem-vinda”, disse.

Para ajudar no trânsito na via, uma equipe da PRF está presente durante todo o serviço. A corporação também solicitou a compreensão dos usuários durante a instalação das luminárias, uma vez que a melhoria na iluminação contribuirá para a segurança viária.

Além de contribuir para o tráfego, a melhoria da iluminação do túnel, por meio da troca das lâmpadas, também vai promover a economia de energia. Isso acontece porque o LED consome até 40% menos do que os equipamentos tradicionais, com uma vida útil superior a 65 mil horas.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter