Túnel da Abolição, na Madalena, terá nova reforma
Serviços na passagem subterrânea no bairro da Madalena, no Recife, visam resolver problemas de infiltração e melhorar manobras na saída
O túnel da Abolição, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, ganhará novo revestimento nas paredes internas e uma maior distância até a bifurcação que surge após seu fim. Atualmente, a divisória está instalada a menos de 40 metros da subida da passagem subterrânea. Já a intervenção interna visa diminuir o problema crônico das infiltrações. Segundo a Secretaria das Cidades (Secid), as medidas, que começaram em fevereiro, serão implantadas até julho. Não haverá interdições.
A nova bifurcação vai gerar um pontilhão sobre o canal do Prado dando mais espaço para manobras. “Isso tornará o encontro com a bifurcação mais suave, oferecendo mais segurança aos motoristas na saída do túnel”, conta o secretário executivo de Mobilidade da Secid, Marcello Amynthas.
Quem entra no túnel dá de cara com água minando das paredes e do chão, além de mofos e bolores causados pelas infiltrações. Isso porque existe um lençol freático na área controlado por um sistema de bombeamento contínuo. Com o novo revestimento, somado à instalação de canaletas, espera-se o fim desse problema. O serviço completo está orçado em R$ 1,4 milhão, com recursos do Governo do Estado.
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A obra inteira, do equipamento às intervenções no entorno, é controversa. De todo o projeto pensado há mais de cinco anos, apenas o túnel, a escada e parte da praça projetada sobre a passagem subterrânea foram entregues. Do elevador planejado, só foi feito o fosso. E a pracinha tem sinais de abandono. Havia ainda a previsão de uma parada de ônibus dentro do equipamento, cancelada por questões operacionais.
As obras estavam sob responsabilidade do Consórcio Mendes Jr./Servix - o mesmo que tocava a construção dos Terminais de Integração da 3ª e 4ª perimetrais da avenida Caxangá. Como o Consórcio abandonou os trabalhos, a Secid precisou levantar estudo dos serviços remanescentes para dar prosseguimento. Sobre a urbanização da praça, a Secretaria explicou que está finalizando um projeto de iluminação e, após aprovação dos órgãos, realizará o processo licitatório.
Moradora da Madalena, Vânia Oliveira, 51 anos, não vê muita diferença de mobilidade no bairro desde a implantação do equipamento. “É tudo engarrafado. Todo dia, toda hora. Fizeram esse túnel para melhorar a Caxangá. Não acho que melhorou tanto”, opinou.