Desaparecidos

Tunísia reporta 40 migrantes desaparecidos no Mar Mediterrâneo

A autoridade acrescentou que mobilizou vários meios para tentar resgatar os migrantes

TunísiaTunísia - Foto: Pixabay

Cerca de 40 migrantes tunisianos que pretendiam chegar à Itália atravessando o Mar Mediterrâneo estão desaparecidos há cinco dias, anunciou a Guarda Nacional da Tunísia nesta terça-feira (16).

Os migrantes partiram da cidade de Sfax, no centro-leste, na noite de 10 de janeiro, a bordo de uma embarcação com o objetivo de chegar à costa italiana, informou a Guarda Nacional em um comunicado.

A autoridade acrescentou que mobilizou vários meios para tentar resgatar os migrantes, após ser alertada por familiares que disseram ter perdido o contacto com os seus familiares.

A Tunísia, juntamente com a Líbia, é o principal ponto de partida para milhares de migrantes irregulares que procuram chegar à Europa.

Nos primeiros 11 meses de 2023, 69.963 migrantes irregulares foram interceptados pelas autoridades tunisianas, mais que o dobro em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo estatísticas divulgadas à AFP por um porta-voz da Guarda Nacional.

Do total, 77,5% eram estrangeiros, na maioria originários de países da África subsaariana, e os restantes tunisianos.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 2.270 pessoas morreram em 2023 na zona central do Mediterrâneo ao tentar chegar à Europa, um aumento de 60% em relação ao ano anterior.

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter