Logo Folha de Pernambuco

RESGATE EM ALTO-MAR

Turco com suspeita de infarto é resgatado de helicóptero em alto-mar e levado para o Recife

FAB operou o resgate do tripulante de embarcação, que estava a cerca de 140 milhas náuticas (260 quilômetros) da capital pernambucana

Resgate do tripulante turco foi feito pela FABResgate do tripulante turco foi feito pela FAB - Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação

Um tripulante turco de uma embarcação que estava a 140 milhas náuticas (cerca de 260 quilômetros) a leste do Recife, em alto-mar, foi socorrido de helicóptero pela Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde de quarta-feira (24). O estrangeiro apresentava suspeita de infarto do miocárdio. Ele foi levado para o Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

O turco, identificado como Oguzhan Baydak, estava em um navio com bandeira das Ilhas Marshall. Segundo a FAB, o resgate foi operado pelo Salvaero Recife, que realizou a evacuação aeromédica. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

"Para a missão, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão. Conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais, o helicóptero possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores", afirmou a FAB, por meio de nota.

O helicóptero decolou de Natal com direção ao Recife e, posteriormente, seguiu para alto-mar, onde estava o navio, tendo alcançado a embarcação após cerca de 50 minutos de voo.

A FAB informou que o paciente foi entregue, em condição estável, aos cuidados de uma equipe médica no Aeroporto Internacional do Recife, de onde o turco foi encaminhado para o Hospital Jayme da Fonte. 

Por meio de nota, o Jayme da Fonte informou que o paciente deu entrada às 18h58 com quadro de dor em região cervical irradiada para membro superior esquerdo.

"Foi realizado atendimento inicial, solicitados exames e posterior internação na UTI cardiológica, onde segue sendo acompanhado. No momento, o paciente encontra-se estável, consciente e orientado. Não há previsão de alta", disse o hospital.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter