Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Turquia anuncia fim da inspeção de navio com grãos ucranianos

O navio cruzará o Bósforo para seguir viagem até o Líbano

Navio de Grãos na UcrâniaNavio de Grãos na Ucrânia - Foto: Oleksandr Gimanov / AFP

 

A inspeção do navio "Razoni", que transporta o primeiro carregamento de grãos ucranianos desde o início da invasão russa da Ucrânia, terminou e a embarcação foi autorizada a prosseguir sua rota, anunciou o ministério da Defesa da Turquia nesta quarta-feira (3).

Após a inspeção, que durou pouco menos de uma hora e meia e foi realizada por uma equipe de 20 inspetores russos e ucranianos, "o navio cruzará agora o Bósforo para seguir viagem até o Líbano", afirmou o ministério.

O navio, com bandeira de Serra Leoa, tem como destino o porto de Trípoli, norte do Líbano. O carregamento de 26 mil toneladas de milho partiu na manhã de segunda-feira do porto de Odessa (sul da Ucrânia) e é o primeiro autorizado com base no acordo assinado em 22 de julho em Istambul entre Rússia e Ucrânia, com mediação da Turquia e apoio da ONU

O acordo permite a retomada do fornecimento aos mercados mundiais de cereais ucranianos bloqueados desde a invasão russa, sob supervisão internacional.

A Ucrânia exporta aproximadamente metade do óleo girassol utilizado no mercado internacional e é um dos principais fornecedores de cereais do mundo. 

A interrupção quase total de suas exportações aumentou os preços dos alimentos e tornou as importações proibitivamente caras para alguns dos países mais pobres do mundo.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter