Logo Folha de Pernambuco

HELICÓPTERO

Turquia cita sistema de identificação com falhas ou ausente em acidente que matou presidente do Irã

A República Islâmica decretou nesta segunda cinco dias de luto nacional

Imagem da TV estatal mostra o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, a bordo do helicóptero que caiu na província do Azerbaijão OrientalImagem da TV estatal mostra o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, a bordo do helicóptero que caiu na província do Azerbaijão Oriental - Foto: IRINN / AFP

O ministro de Transportes da Turquia, Abdulkadir Uraloglu, afirmou, nesta segunda-feira (20), que o helicóptero a bordo do qual estava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, carecia de "sistema de identificação" ou este estava danificado quando caiu no domingo.

"Estabelecemos que o sistema de identificação do helicóptero estava provavelmente danificado ou que não o tinha", declarou aos jornalistas o ministro turco Uraloglu. "Caso contrário, esses sinais teriam chegado para nós, mas isso não aconteceu", acrescentou.

A Turquia, que enviou no domingo à noite um drone Akinci à região do acidente, afirmou hoje que o aparelho ajudou a localizar os destroços do helicóptero onde estava Raisi, encontrado durante o amanhecer no noroeste do Irã.

O helicóptero do presidente iraniano, um Bell 212, desapareceu no domingo à tarde quando sobrevoava uma região montanhosa e arborizada em condições meteorológicas difíceis, com chuva e uma névoa espessa.

Além do presidente e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, estavam na aeronave o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe de segurança do presidente e três tripulantes.

Os socorristas recuperaram hoje os corpos dos passageiros, que foram levados a Tabriz, capital do Azerbaijão Oriental, indicou o Crescente Vermelho.

A República Islâmica decretou nesta segunda cinco dias de luto nacional.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter