Oriente Médio

Turquia decide fechar espaço aéreo para aeronaves russas

A medida constitui uma dura resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, país com o qual a Turquia mantinha até agora uma atitude próxima, apesar de ser um país membro da Otan

Chanceler turco Meviut CavusogluChanceler turco Meviut Cavusoglu - Foto: Reprodução: Twitter

A Turquia fechou seu espaço aéreo a todos os voos russos que tenham a Síria como destino - anunciou o chanceler Meviut Cavusoglu, neste sábado (23), citado pela imprensa local.

A medida constitui uma dura resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, país com o qual a Turquia mantinha até agora uma atitude próxima, apesar de ser um país membro da Otan.

"Fechamos o espaço aéreo aos aviões militares russos e também aos aviões civis, que se dirigem para a Síria", declarou o ministro turco das Relações Exteriores, especificando que a interdição durará três meses.

Ele informou que já havia comunicado essa decisão ao chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, que repassou ao presidente Vladimir Putin.

A Rússia é um dos principais aliados do regime sírio desde o início da guerra civil no país em 2011.

Alguns especialistas acreditam que a medida turca pode complicar o encaminhamento da ajuda militar russa ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Veja também

Professora ganha prêmio ao promover educação antirracista para bebês
Educação

Professora ganha prêmio ao promover educação antirracista para bebês

Saúde quer imunizar 28 milhões de animais contra raiva em todo o país
vacinação

Saúde quer imunizar 28 milhões de animais contra raiva em todo o país

Newsletter