Turquia decide fechar espaço aéreo para aeronaves russas
A medida constitui uma dura resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, país com o qual a Turquia mantinha até agora uma atitude próxima, apesar de ser um país membro da Otan
A Turquia fechou seu espaço aéreo a todos os voos russos que tenham a Síria como destino - anunciou o chanceler Meviut Cavusoglu, neste sábado (23), citado pela imprensa local.
A medida constitui uma dura resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, país com o qual a Turquia mantinha até agora uma atitude próxima, apesar de ser um país membro da Otan.
"Fechamos o espaço aéreo aos aviões militares russos e também aos aviões civis, que se dirigem para a Síria", declarou o ministro turco das Relações Exteriores, especificando que a interdição durará três meses.
Leia também
• Ucrânia acusa Rússia de preparar referendo falso em regiões ocupadas
• Ajuda financeira à Ucrânia deve ser doação, não empréstimos, pede FMI
• Ucrânia propõe negociar com a Rússia na cidade sitiada de Mariupol
Ele informou que já havia comunicado essa decisão ao chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, que repassou ao presidente Vladimir Putin.
A Rússia é um dos principais aliados do regime sírio desde o início da guerra civil no país em 2011.
Alguns especialistas acreditam que a medida turca pode complicar o encaminhamento da ajuda militar russa ao presidente sírio, Bashar al-Assad.