Turquia enfrenta pressão para fechar mina de ouro após deslizamento de terra
Autoridades informaram nesta quarta-feira a prisão de quatro pessoas, incluindo o gerente da mina
A Turquia enfrenta nesta quarta-feira (14) pedidos crescentes para fechar uma controversa mina de ouro, onde nove trabalhadores ficaram presos em um deslizamento de terra, que poderia estar contaminada com cianeto.
As autoridades também informaram nesta quarta-feira a prisão de quatro pessoas, incluindo o gerente da mina a céu aberto, como parte da investigação do acidente.
Centenas de equipes de resgate procuram sobreviventes no local, no leste da Turquia, desde terça-feira, quando 10 milhões de metros cúbicos de lama caíram de um barranco.
O Sindicato das Câmaras de Engenheiros e Arquitetos da Turquia instou o governo a fechar "imediatamente" a mina e lembrou que os seus avisos anteriores sobre o risco de um desastre no local foram ignorados.
Leia também
• Deslizamento de terra deixa nove pessoas presas em mina na Turquia
• Terremoto de 2023 na Turquia e Síria deixou quase 60.000 mortos
"Todos os responsáveis pelo desastre devem ser levados à justiça", disse em comunicado.
"Todos os relatórios de impacto ambiental devem ser cancelados e a mina deve ser fechada imediatamente", acrescentou.
Os ambientalistas temem que o cianeto e o ácido sulfúrico utilizados na mineração de ouro possam chegar ao rio Eufrates, que vai da Turquia à Síria e ao Iraque.
O Ministério do Meio Ambiente da Turquia afirmou que fechou um riacho que vai da mina ao Eufrates por precaução e que nenhum contaminante foi detectado no rio.
Mas o grupo ambientalista local Plataforma Ilic sobre a Natureza e o Meio Ambiente garantiu que o riacho já se misturou com o Eufrates. "Não fechem (o riacho), fechem a mina", exigiu o grupo.
A mina é operada pela empresa privada Anagold, que atua na área desde 2010.
Ambientalistas e autoridades locais tentaram fechar a mina a céu aberto após um vazamento de cianeto em 2022, causado por um rompimento de tubulação. A mina fechou durante alguns meses e reabriu depois que sua operadora pagou uma multa, suscitando duras críticas dos partidos da oposição