Logo Folha de Pernambuco

oriente médio

Turquia oferece condolências ao Hamas por morte de Sinwar

As "condolências" foram prestadas aos responsáveis do Hamas ao recebê-los em Istambul

Ministro da Turquia prestou condolências ao HamasMinistro da Turquia prestou condolências ao Hamas - Foto: Mohammed Huwais/AFP

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, prestou, nesta sexta-feira (18), suas "condolências" aos responsáveis do Hamas ao recebê-los em Istambul, um dia após o anúncio da morte de Yahya Sinwar.

O ministro "recebeu o presidente da shura [conselho] do Hamas, Mohammed Ismail Darwish, e membros do escritório político do Hamas", aos quais "apresentou suas condolências pelo martírio de Yahya Sinwar", anunciou o MRE turco em um comunicado.

Trata-se da primeira reação das autoridades turcas à morte do chefe militar do Hamas, que foi anunciada por Israel na quinta-feira.

A morte de Yayah Sinwar foi confirmada nesta sexta pelo movimento islamista palestino.

A Turquia e seu presidente Recep Tayyip Erdogan eram muito próximos do dirigente político do Hamas, Ismail Haniyeh, morto em julho no Irã em um atentado atribuído a Israel.

Na agenda da reunião desta sexta, acrescentou o MRE turco, "figurava o estado das últimas negociações com vistas a um acordo de cessar-fogo que possibilite a troca de reféns [israelenses] e presos", assim como o "processo de reconciliação inter-palestino".

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter