Guerra na Ucrânia

Turquia vai sediar novas rodadas de negociação russo-ucranianas, diz negociador ucraniano

Segundo David Arakhamia, a próxima rodada presencial ocorre entre os dias 28 e 30 de março

Guerra na UcrâniaGuerra na Ucrânia - Foto: Sergei Supinsky/AFP

As delegações russas e ucranianas vão se reencontrar, a partir da segunda-feira (28), na Turquia, para uma nova rodada de negociações presenciais, anunciou, neste domingo (27), David Arakhamia, um dos negociadores ucranianos. 

"Durante as discussões, hoje, em videoconferência, ficou decidido realizar, na Turquia, uma  próxima rodada presencial entre os dias 28 e 30 de março", indicou ele em sua página no Facebook.

O negociador-chefe russo, Vladimir Medinsky, citado pelas agências russas, também anunciou uma nova rodada de conversas, porém disse que elas ocorreriam na terça e quarta-feira, sem especificar o lugar. 

Uma sessão de negociações russo-ucranianas, de forma presencial, já foi realizada no dia 10 de março na cidade de Antália, na Turquia, entre os Ministros de Relações Exteriores, sem conduzir a avanços concretos. 

Desde então, as conversas têm continuado por videoconferência, o que ambas as partes consideram difícil. 

"O processo de negociação é muito difícil", disse, na sexta-feira, o Chefe da Diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, negando qualquer "consenso" com Moscou.

 Um pouco antes, o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, havia assegurado que a Rússia e a Ucrânia estavam de acordo em quatro dos seis pontos da negociação. 

"Não há consenso com a Rússia sobre os quatro pontos mencionados pelo Presidente da Turquia", disse Kuleba, mas elogiou os esforços diplomáticos" de Ancara para pôr fim à guerra.

Veja também

Conheça antiga casa de Kamala Harris, colocada à disposição em plataforma de aluguel por temporada
ESTADOS UNIDOS

Conheça antiga casa de Kamala Harris, colocada à disposição em plataforma de aluguel por temporada

"Dieta dos Faraós": saiba como era alimentação no Egito Antigo, segundo cientistas
ALIMENTAÇÃO

"Dieta dos Faraós": saiba como era alimentação no Egito Antigo, segundo cientistas

Newsletter