Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

Twitter adota 'pílula de veneno' para impedir que Musk adquira a companhia

CEO da Tesla, maior acionista da empresa, fez nesta semana uma oferta para comprá-la por US$ 43 bilhões

Elon Musk, CEO da TeslaElon Musk, CEO da Tesla - Foto: Brendan Smialowski / AFP

O Twitter adotou nesta sexta-feira (15) um plano de direitos dos acionistas de duração limitada para se proteger da oferta de aquisição em dinheiro de 43 bilhões de dólares do empresário bilionário Elon Musk.

O CEO da Tesla fez a oferta na quarta-feira em uma carta ao conselho do Twitter, que se tornou pública ao ser divulgada em um documento regulatório da SEC, a CVM americana. Ele argumentou que a empresa de mídia social precisa ser privada para crescer e se tornar uma plataforma de liberdade de expressão.

A estratégia do Twitter é conhecida como "pílula venenosa", para resistir a uma oferta de um potencial comprador. O conselho da empresa cravou o plano de direitos dos acionistas, exercível se uma parte adquirir 15% das ações sem aprovação prévia, com duração de apenas um ano, que visa garantir que qualquer pessoa que assuma o controle do Twitter por meio da acumulação de mercado aberto pague a todos os acionistas um prêmio de controle apropriado.

"O Plano de Direitos não impede que o Conselho se envolva com partes ou aceite uma proposta de aquisição se o Conselho acreditar que é do melhor interesse do Twitter e de seus acionistas",  disse a empresa.

Veja também

Newsletter