Ucrânia x Rússia

Ucrânia acusa Rússia de preparar referendo falso em regiões ocupadas

Zelensky pediu aos moradores dessas áreas que não fornecessem nenhuma informação pessoal

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia  - Foto: Genya Savilov / AFP

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de preparar a organização de um falso referendo de independência nas regiões de Kherson e Zaporizhia, no sul da Ucrânia, que estão sob seu controle.

Em uma mensagem de vídeo na noite de quinta-feira (21), Zelensky pediu aos moradores dessas áreas que não fornecessem nenhuma informação pessoal, como número de passaporte, que as forças russas pedissem.

"Não é só para fazer um censo (...) Não é para dar ajuda humanitária de qualquer tipo. É para falsificar um suposto referendo em sua terra, se a ordem para organizar essa paródia vier de Moscou", alertou Zelensky.

A Ucrânia já havia acusado a Rússia no início de março de querer realizar um "referendo" em Kherson à imagem do que foi realizado em 2014 para selar a anexação da península da Crimeia, considerada ilegal por Kiev e países ocidentais.

No leste da Ucrânia, os territórios separatistas pró-russos de Donetsk e Lugansk proclamaram sua independência como "repúblicas populares" após referendos também considerados inválidos e não reconhecidos pela comunidade internacional.

"Não haverá uma república popular de Kherson. Se alguém quiser uma nova anexação, sanções mais fortes atingirão a Rússia", ameaçou o líder ucraniano.

Kherson, às margens do Mar Negro e do rio Dnieper, foi a primeira grande cidade tomada pelas forças russas após a invasão lançada em 24 de fevereiro.

Mais a nordeste, o exército russo também controla um grande setor em torno de Zaporizhia, embora a cidade permaneça sob controle ucraniano.

Veja também

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro
Vale

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil
Twitter

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil

Newsletter