Ucrânia afirma que recuperou 14 km2 de território em uma semana
Exército recuperou as duas principais cidades do sul da Ucrânia atualmente sob controle russo
O exército ucraniano recuperou 14 milhas quadradas no leste e sul do país na semana passada, como parte da contraofensiva diante das forças russas, afirmou nesta segunda-feira (10) um de seus porta-vozes, Andrii Kovaliov.
"Na semana passada foram liberados mais de 10 milhas quadradas de terras ucranianas no sul", declarou o porta-voz. Ele informou ainda que mais quatro milhas quadradas foram "liberados na área de Bakhmut", no leste.
Com os números, a superfície recuperada pela Ucrânia desde o início da contraofensiva, no início de junho, atinge 193 km2.
Leia também
• Ataque russo a centro de ajuda humanitária na Ucrânia deixa sete mortos
• Bombas de fragmentação que EUA enviarão à Ucrânia foram usadas no Iraque e mataram até 8 mil civis
Kovaliov destacou que o exército recuperou "169 km2 nas áreas de Melitopol e de Berdiansk", as duas principais cidades do sul da Ucrânia atualmente sob controle russo, e 24 km2 na área de Bakhmut, uma cidade capturada por Moscou após uma longa e violenta batalha de vários meses.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, admitiu recentemente que a contraofensiva avança de maneira lenta diante de tropas russas entrincheiradas atrás de linhas de defesa fortificadas.