Ucrânia anuncia que cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, foi 'libertada' das forças russas
Anúncio foi feito pelo ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, nesta segunda-feira (28)
As forças ucranianas "libertaram" a cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, disse o ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky, à televisão nesta segunda-feira (28).
"As forças armadas estão avançando, a polícia está avançando e imediatamente realiza varreduras completas nas ruas... Então a cidade foi libertada, mas ainda é perigoso estar ali", disse Monastyrsky.
O prefeito da cidade, Oleksandr Markushin, anunciou no Telegram, nesta segunda-feira, que as tropas russas foram expulsas deste local estratégico, localizado na entrada noroeste de Kiev.
Leia também
• Diversos países da UE pedem que seus cidadãos se abstenham de lutar na Ucrânia
• 'Nós os surpreendemos': tropas ucranianas recuperam cidade perto de Kharkiv
• Abramovich e negociadores ucranianos sofreram possível 'envenenamento', diz jornal
O principal posto de controle na estrada que leva a Irpin foi reaberto após o anúncio do prefeito. O posto esteve fechado por duas semanas para a imprensa após a morte de um jornalista americano.
Apesar do anúncio, os combates continuaram na área e os jornalistas da AFP no local ouviram cerca de vinte fortes explosões de projéteis na floresta onde passa a rodovia de 6 quilômetros.
As forças russas têm submetido a cidade a bombardeios pesados enquanto tentam cercar a capital, uma ofensiva que, neste momento, está paralisada.