Ucrânia bombardeia central elétrica russa em região fronteiriça
Central fica na cidade russa de Belgorod
Um bombardeio ucraniano provocou nesta sexta-feira (14) um incêndio em uma subestação elétrica da cidade russa de Belgorod, fronteiriça com a Ucrânia, informou o governador regional Vyacheslav Gladkov. "Uma subestação elétrica (...) se incendiou depois de um bombardeio em Belgorod", escreveu Gladkov no Telegram.
As equipes técnicas precisariam de "até quatro horas" para ativar a infraestrutura de apoio e restabelecer a energia na região, acrescentou.
O governador não disse quantas pessoas foram afetadas pelo apagão nesta cidade de 330 mil habitantes, até agora pouco impactada pelos bombardeios ucranianos, ao contrário do restante da região.
Leia também
• Estupros atribuídos a soldados russos na Ucrânia são uma "estratégia militar", denuncia ONU
• Bombardeio ucraniano atinge prédio da cidade russa de Belgorod, perto da Ucrânia
• Assembleia da ONU condena 'anexação ilegal' pela Rússia de territórios na Ucrânia
Imagens nas redes sociais mostraram o momento do impacto e a central em chamas. O fogo foi controlado pouco depois das 14h (horário de Brasília).
"Vamos tentar reparar todos os danos o mais rápido possível", declarou o governador.
A Ucrânia também bombardeou a cidade de Voznesenovka nesta mesma região, danificando cinco casas e uma linha de energia, de acordo com Gladkov.
Perto de Novy Oskol, também na região de Belgorod, ele observou que os sistemas de defesa antiaérea russos destruíram vários mísseis disparados pelas forças ucranianas.
Ainda assim, alguns mísseis caíram sobre uma via férrea, danificando linhas de energia e interrompendo o tráfego ferroviário por várias horas, completou.
Na semana passada, a Rússia denunciou um "aumento considerável" dos bombardeios ucranianos em várias regiões russas fronteiriças.