Logo Folha de Pernambuco

Acordo

Ucrânia chama nova ajuda militar da UE de 'medida forte' para segurança

Acordo foi fechado entre os chanceleres da UE e ainda não foi submetido aos chefes de Estado e de governo do bloco

Ministro das Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, cumprimenta o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Alto Representante da União para Política Externa e Política de Segurança, Josep Borrell, na sede da UE. Ministro das Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, cumprimenta o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Alto Representante da União para Política Externa e Política de Segurança, Josep Borrell, na sede da UE.  - Foto: Kenzo Tribouillard/AFP

A Ucrânia agradeceu nesta segunda-feira (20) como uma medida "forte" para a segurança europeia o pacote de 2 bilhões de euros anunciado pela UE para fornecer projéteis às forças de Kiev.

"Agradecemos à UE por ter aprovado um plano de compra de munição para a Ucrânia no valor de 2 bilhões de euros. É uma medida muito forte para proteger a segurança europeia", disse o chefe da administração presidencial ucraniana, Andrii Yermak, em sua conta no Twitter.

O acordo foi fechado entre os chanceleres da UE e ainda não foi submetido aos chefes de Estado e de governo do bloco, em cúpula marcada para quinta e sexta-feira.

O anúncio responde ao apelo lançado em 9 de março pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, alertando que suas tropas estavam limitando seu poder de fogo contra o exército russo por falta de munição.

Veja também

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura
ditadura

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Newsletter