Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Ucrânia convida mães a buscarem soldados russos capturados

Segundo autoridades ucranianas, a ação é uma tentativa de sensibilizar a opinião pública russa sobre a invasão

Foto: Thibaud Moritz/AFP

O Exército ucraniano convidou, nesta quarta-feira(2), as mães dos soldados russos capturados a irem buscá-los na Ucrânia, no sétimo dia da invasão lançada por Moscou, durante a qual afirma ter feito dezenas de prisioneiros.

"Foi decidido entregar os soldados russos capturados às suas mães, se elas vierem buscá-los na Ucrânia, em Kiev", disse o Ministério ucraniano da Defesa em um comunicado. 

A Ucrânia afirma ter capturado dezenas de soldados russos, e há imagens publicadas por telefones celulares mostrando assustados jovens uniformizados, sem suas armas.

Kiev tenta sensibilizar a opinião pública russa sobre a invasão, abrindo uma linha telefônica para os pais ligarem para perguntar sobre o destino de seus filhos no "front" de batalha e descobrir se estão mortos, ou se foram capturados.

O Ministério da Defesa da Ucrânia dispõe de linhas telefônicas e outros canais, pelos quais recebe informações sobre russos capturados, e disse que as mães serão recebidas na capital, se quiserem procurar seus filhos. 

"Vocês serão recebidas e levadas para onde seus filhos serão devolvidos a você", prometeu o Ministério. 

"Ao contrário dos fascistas de Putin, nós, ucranianos, não estamos travando uma guerra contra as mães e seus filhos capturados", frisou.

Veja também

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão
Peru

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico
EUA

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico

Newsletter